Coronavírus

Cresce demanda por aparelhos de luz ultravioleta que mata vírus

27 maio 2020, 16:18 - atualizado em 27 maio 2020, 16:18
Coronavírus Máscara Saúde
Soluções de desinfecção à base de luz ultravioleta para clientes de embalagem e processamento de alimentos (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

Com medidas de isolamento sendo suspensas em diversos países, empresas como hotéis e operadoras de ônibus buscam formas de evitar expor clientes e funcionários ao patógeno. Algumas apostam que uma possível solução pode ser a luz ultravioleta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Dr. Hoenle, com sede em Graefelfing, na Alemanha, tem valor de mercado de 240 milhões de euros. Com apenas 108 milhões de euros (US$ 118 milhões) em vendas, as ações da empresa deram um salto de 30% na segunda-feira depois que a mídia alemã divulgou projeto de pesquisa da empresa afirmando que o coronavírus “pode ser morto com segurança em segundos” com suas lâmpadas que emitem luz ultravioleta.

Desde então, as ações reduziram os ganhos para 16% na semana.

Soluções de desinfecção à base de luz ultravioleta para clientes de embalagem e processamento de alimentos, como Tetra Pak e Krones, responderam por cerca de 5 milhões de euros, ou 5% das vendas da Dr. Hoenle em 2019.

Clientes de diversos setores têm procurado a Dr. Hoenle por seus ventiladores, lâmpadas e caixas de esterilização desde o início da pandemia e ainda mais desde que a empresa publicou descobertas do projeto na semana passada, disse o diretor financeiro da empresa, Norbert Haimerl, em entrevista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A participação da Dr. Hoenle no mercado global de desinfecção por luz ultravioleta não passa de 5%, segundo o analista da Warburg, Malte Schaumann.

A demanda de clientes vem de setores como varejistas, hospitais e empresas de transporte, que buscam esterilizar ônibus e trens, e operadores de hotéis que desejam usar os dispositivos para desinfetar salas inteiras, informou o diretor financeiro.

“Com algumas empresas, estamos conversando sobre pedidos de várias centenas ou até mil dispositivos”, acrescentou o executivo, que espera fechar alguns dos pedidos a partir do próximo mês.

Por causa das incertezas associadas à crise do coronavírus, a Hoenle havia colocado muitos dos seus cerca de 600 trabalhadores sob o programa de ajuda do governo. Com o novo impulso, Haimerl planeja tirar toda a equipe de vendas dos programas de ajuda salarial no início de junho e poderá fazer o mesmo em breve também com a equipe de produção, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Riscos de radiação

Os produtos da Dr. Hoenle, projetados para matar o coronavírus, incluem ventiladores que desinfetam o ar ambiente sem expor as pessoas na sala à radiação perigosa. Outros dispositivos, como torres de lâmpadas, só podem ser usados em salas vazias, porque a radiação pode afetar a pele e os olhos. Funcionários que usam lâmpadas manuais de desinfecção devem usar equipamento de proteção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar