Internacional

Crescimento da Alemanha deve ficar abaixo do projeto para este ano, diz presidente do Banco Central

06 abr 2021, 11:41 - atualizado em 06 abr 2021, 11:41
BC alemão, Jens Weidmann
“As medidas de contenção nos últimos meses foram mais rígidas do que o previsto e provavelmente permanecerão assim em um futuro próximo”, disse Weidmann  (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

A economia alemã provavelmente não atingirá as projeções de crescimento neste ano, já que restrições relacionadas à pandemia pesam sobre o crescimento, mas a recuperação do ano que vem pode ser mais rápida do que se imaginava, disse à Reuters nesta terça-feira o presidente do banco central da Alemanha (Bundesbank), Jens Weidmann.

Lutando contra uma terceira onda de infecções por coronavírus, a Alemanha está debatendo medidas de restrições mais longas e possivelmente mais rígidas, um revés às projeções do banco central baseadas em uma reabertura mais rápida.

“As medidas de contenção nos últimos meses foram mais rígidas do que o previsto e provavelmente permanecerão assim em um futuro próximo”, disse Weidmann à Reuters em resposta por escrito. “Isso reduziu a probabilidade de que a taxa de crescimento de 3% projetada em dezembro ainda possa ser atingida este ano.”

“Mas, dessa forma, o crescimento seria maior no próximo ano”, ressalvou. “De uma visão de hoje, as perspectivas econômicas de médio prazo não estão fundamentalmente em xeque.”

O Bundesbank previu em dezembro crescimento de 4,5% para 2022 e 1,8% em 2023.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.