ImóvelTimes

Custos de condomínios sobem 0,33% em janeiro

14 mar 2019, 14:54 - atualizado em 14 mar 2019, 15:06
Variação acumulada em 12 meses foi de 5,25% (Imagem: Money Times)

Por Arena do Pavini

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em janeiro, os custos condominiais registraram um ligeiro aumento de 0,33% na Região Metropolitana de São Paulo, conforme apurado pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP. A variação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2018 a janeiro de 2019) foi de 5,25%, percentual abaixo do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), da Fundação Getúlio Vargas, que apresentou variação de 6,74% no mesmo período.

Carteira Money Times: O Consenso do Mercado na sua Mão

Garanta um método eficaz para gerar renda adicional periodicamente…

Os itens Manutenção e Equipamentos e Diversos subiram 0,01% no mês e 6,75% no acumulado de 12 meses. As despesas com Conservação e Limpeza tiveram variação mensal de -0,02% e de 7,03% no acumulado. O item Pessoal e Encargos subiu 0,39% no mês e 4,61% no acumulado. O item Tarifas subiu 0,53% no mês e 5,78% no acumulado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios da entidade, explica que o Icon serve como parâmetro da variação dos custos dos condomínios residenciais, mas não deve ser utilizado como um índice de reajuste da taxa condominial.

“De acordo com a característica e o porte, cada condomínio possui a sua própria estrutura de despesas. O mais adequado, portanto, é que o síndico consulte sua administradora para verificar o aumento real dos gastos mensais, a fim de que, no futuro, não ocorra um desequilíbrio nas contas do condomínio”, diz Gebara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar