Cyrela (CYRE3) recebe aval da B3 para emissão temporária de ações preferenciais
A Cyrela (CYRE3) informou nesta quarta-feira (17) que a B3 concedeu dispensa excepcional das regras do Novo Mercado, permitindo a emissão e a manutenção temporária de ações preferenciais. A autorização viabiliza a emissão de ações preferenciais especiais, com direito a voto, conversíveis em ordinárias e resgatáveis.
A proposta será submetida à deliberação dos acionistas em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), marcada para 31 de dezembro de 2025, em primeira convocação.
De acordo com os termos aprovados pela B3, a dispensa permitirá que a Cyrela emita as Ações PN Especiais exclusivamente no contexto da bonificação a ser deliberada na AGE e mantenha esses papéis, de forma excepcional, até 31 de dezembro de 2028. As ações deverão atender ao princípio de “one share, one vote”.
Os acionistas decidirão sobre a criação de ações preferenciais especiais e uma bonificação de R$ 2,49 bilhões em reservas de lucros. A proposta prevê a emissão de 72,8 milhões desses papéis preferenciais, distribuídos gratuitamente aos investidores atuais.
Segundo a XP Investimentos, a nova classe de ações representará um adicional de aproximadamente 19% de dividend yield, sem comprometer a alavancagem ou a posição de caixa da companhia.