Internacional

Dar flores no Dia dos Namorados pode não ser tão ruim para meio ambiente

29 jan 2020, 16:51 - atualizado em 29 jan 2020, 16:51
Buquê de flores
À medida que consumidores, especialmente os jovens, se tornam mais preocupados com o meio ambiente, mais serviços surgem para reduzir o desperdício no setor de flores (Imagem: Pixabay)

Dar um presente usado, muitas vezes, causa má impressão. Mas pode ser o gesto mais atencioso, tanto para quem recebe quanto para o meio ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

À medida que consumidores, especialmente os jovens, se tornam mais preocupados com o meio ambiente, mais serviços surgem para reduzir o desperdício no setor de flores, prolongando a vida de buquês antigos que antes eram descartados no dia seguinte a um grande evento.

Considerando que o mercado de presentes florais deve alcançar receita de US$ 16 bilhões até 2023, comprar de empresas que ajudam o meio ambiente pode ter um enorme impacto.

Segundo uma estimativa, os 100 milhões de rosas cultivadas para um típico Dia dos Namorados nos Estados Unidos produzem cerca de 9 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono.

“Quando você entende como funciona a cadeia de suprimentos e o número de mãos que tocam essas flores, e que depois são apreciadas apenas por algumas horas, é desagradável pensar sobre a quantidade de recursos que entram nela”, diz Jennifer Grove, fundadora do serviço de flores Repeat Roses, em Nova York.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto trabalhava como designer de casamentos e planejadora corporativa, Grove frequentemente supervisionava o design de complexos arranjos florais, mas depois via essas criações descartadas em poucas horas.

Em 2014, ela fundou a Repeat Roses para facilitar a doação de buquês usados por clientes de luxo. Como um serviço de flores tradicional, a empresa vende decorações sofisticadas para casamentos ou eventos sociais, mas depois as recicla ou aduba.

Se um cliente escolher o serviço de reaproveitamento, uma equipe da Repeat Roses poderá remover os arranjos do evento e depois fazer um novo arranho para as flores em pequenos buquês para doá-los a hospitais, asilos e abrigos de famílias.

Se houver uma instituição de caridade especial para um cliente, a equipe garantirá que as flores sejam enviadas o local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os exemplos incluem o Hope Lodge, da American Cancer Society, no Jerome L. Greene Family Center, e o Bowery Mission Women’s Center em Manhattan.

O altruísmo não é gratuito: o serviço de remoção e reaproveitamento custa a partir de US$ 1.750 para cobrir os custos de transporte e mão de obra.

Caso o cliente não esteja disposto a gastar muito, a empresa reaproveita as flores do evento, em vez de enviá-las para um aterro.

Por meio desses dois métodos, a Repeat Roses estima que desviou mais de 98 toneladas de resíduos de aterros e entregou quase 53 mil arranjos florais a pessoas carentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar