Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

De Guindos, do BCE, diz que crédito ainda está barato, mas é preciso cautela

19/05/2021 - 9:25
Luis de Guindos
“Tem de ser gradual, tem de ser muito prudente, tem de estar em paralelo com a evolução da recuperação da economia”, disse de Guindos (Imagem: Andersen/Pool via REUTERS)

Governos, famílias e empresas da zona do euro ainda podem pedir empréstimos baratos, apesar do recente aumento nos rendimentos, mas o Banco Central Europeu (BCE) deve ser cauteloso ao remover seu apoio ao mercado da dívida, disse o vice-presidente do banco, Luis de Guindos, nesta quarta-feira.

Com as infecções em queda e a economia da zona do euro reabrindo lentamente, investidores começaram a considerar uma redução no ritmo de compra de títulos do BCE, fazendo com que os custos dos empréstimos nos mercados financeiros subissem nas últimas semanas.

De Guindos afirmou que o nível atual de rendimentos dos títulos ainda é propício a condições de financiamento “favoráveis” – expressão do BCE para um nível de custos de empréstimos confortável ao banco.

“O nível atual de rendimentos permite que as condições de financiamento dos governos, bem como… para famílias e empresas, sejam favoráveis”, disse de Guindos em entrevista coletiva.

Mas repetiu seu apelo para errar por excesso de cautela quando se trata de retirar o estímulo monetário.

“Tem de ser gradual, tem de ser muito prudente, tem de estar em paralelo com a evolução da recuperação da economia”, disse de Guindos.

“Minha opinião é que devemos errar para o lado da prudência. É muito melhor ser prudente do que ser um pouco agressivo demais em termos de eliminação gradual das medidas de apoio.”

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 19/05/2021 - 9:25

Cotações Crypto
Pela Web