Estados Unidos (EUA)

De olhos abertos: Bancos dos EUA divulgam resultados na sexta (12); o que esperar?

11 jan 2024, 16:57 - atualizado em 11 jan 2024, 16:57
resultados para o quarto trimestre de 2023 dos bancos eua
Divulgação de resultados do quarto trimestre de 2023 dos maiores bancos dos EUA é aguardada (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

Na sexta-feira (12), bancos dos Estados Unidos (EUA), Bank of America, JPMorgan Chase, Citi e Wells Fargo, iniciarão a temporada de divulgação de resultados corporativos do quarto trimestre de 2023 (4T23). Os balanços serão divulgados antes da abertura do pregão.

Após um período de dificuldade para os bancos, que lidaram com taxas de juros altas, as expectativas com relação ao futuro desses atores aumentam. Mas o que exatamente esperar?

É importante pontuar que uma das maiores questões econômicas enfrentadas pelos EUA é a expectativa com relação ao corte de juros pelo Federal Reserve (Fed), que são esperados para março de 2024. O corte faria com que a remuneração dos depósitos oferecidos pelos bancos fosse mais barata.

Os analistas esperam que as margens líquidas de juros permaneçam sob pressão. Também são esperadas desacelerações expressivas nos empréstimos ao consumidor e à empresários.

No geral, os grandes bancos devem exibir números trimestrais menores, resultado de fornecimentos maiores para inadimplência e uma necessidade de pagamentos maiores aos depositantes.

Um dos setores mais importantes para ser analisado durante a divulgação é o imobiliário comercial. Ele tem estado sob pressão e, de acordo com analistas do Morgan Stanley, é esperada uma deterioração entre os próximos seis a nove meses.

De acordo com as estimativas compiladas pela LSEG, as expectativas de queda do lucro por ação em relação ao trimestre passado para os principais bancos são de:

  • Bank of America: 23%;
  • Citigroup: 25%;
  • Morgan Stanley: 17%;
  • JPMorgan: 3%; e
  • Goldman Sachs: 2%.

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.