Taxa Selic

De quanto deve ser o corte da Selic em agosto? Veja a expectativa do mercado

12 jul 2023, 12:07 - atualizado em 13 jul 2023, 9:27
Banco Central, Copom, Selic, Juros selic 13,75% 21 julnho
Maioria do mercado espera corte de 0,25 p.p. na Selic em agosto (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Já é unânime entre o mercado financeiro que a taxa Selic será reduzida ainda este ano, mostra pesquisa Genial/Quaest. A pesquisa foi realizada com 94 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão com fundos de investimentos em São Paulo ou no Rio de Janeiro

92% dos entrevistados acreditam que o Comitê da Política Monetária (Copom) deve cortar os juros já em agosto. Outros 7% esperam uma diminuição da taxa básica em setembro e, apenas 1%, novembro.

Para a próxima reunião do Copom, as maiores apostas dos tomadores de decisão do mercado são de redução de 0,25 ponto percentual (p.p.) (56%) e corte de 0,5 p.p. (32%) — apenas 1% vê diminuição superior a 0,5 p.p.

Já 7% dos entrevistados esperam que a autoridade monetário mantenha a Selic em 13,75% em agosto e 4% acreditam em mais uma alta de 0,25 p.p.

A maioria do mercado financeiro (86%) avalia a postura do Banco Central (BC) desde o começo de 2023 como positiva. Além disso, eles (87%) reconhecem que a decisão do de manter a atual Selic em 13,75% foi certa.

Apesar do otimismo quanto ao tom do BC, 71% dos entrevistados pela Genial/Quaest estão “muito preocupados” e outros 27% “preocupados” em relação à futura indicação do presidente Lula (PT) para a presidência do banco. O mandato de Campos Neto, a frente da autoridade hoje, tem prazo até o final de 2024.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.