O Melhor do Seu Dinheiro

De volta aos holofotes: Arcabouço fiscal, melhores ações para abril, os mais ricos do Brasil e outras notícias

05 abr 2023, 8:23 - atualizado em 05 abr 2023, 8:23
Roberto Campos Neto
A expectativa é de que Roberto Campos Neto comente a nova regra fiscal em evento. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O arcabouço fiscal modelado para suceder o teto de gastos volta aos holofotes nesta quarta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta foi apresentada oficialmente na semana passada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Bem recebida pelos agentes do mercado financeiro em um primeiro momento, a proposta agora está sob amplo escrutínio.

Muita gente já opinou sobre o tema desde que Haddad divulgou a proposta do governo, que ainda depende de aprovação no Congresso.

Os críticos têm se queixado que a nova regra fiscal está concentrada demais no aumento da arrecadação e coloca em segundo plano o lado da despesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento, porém, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, não falou abertamente sobre o tema.

Na semana passada, quando concedeu entrevista coletiva simultaneamente à apresentação de Haddad, Campos Neto não teve como acompanhar o anúncio e desde então não apareceu mais em público.

Mas isso pode mudar hoje. O presidente do BC é aguardado na manhã desta quarta-feira em evento promovido pelo Bradesco BBI.

A expectativa é de que ele comente a nova regra fiscal e – por que não? – eventualmente sinalize quando o Banco Central poderia finalmente começar a cortar os juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para além de Campos Neto, os investidores estão de olho nos índices de atividade econômica previstos para hoje na Europa e nos Estados Unidos, bem como na situação do mercado de trabalho norte-americano.

Para saber como esses elementos mexem com seus investimentos hoje, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

AÇÃO DO MÊS
De volta aos clássicos: ações de bancos e produtoras de commodities se destacam entre as principais indicações dos analistas para abril. Com incertezas no cenário macroeconômico e pressão sobre o preço do minério de ferro e do petróleo, economistas apostam em peças resilientes da bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ASSESSORIA FINANCEIRA
Escritórios da XP anunciam fusão para criar corretora com R$ 65 bilhões em custódia. O objetivo da corretora independente formada pela Messem Investimentos e a Faros Private é chegar aos R$ 100 bilhões até 2024. A operação está em análise no Banco Central.

RANKING 2023
Jorge Paulo Lemann ou Luciano Hang? Saiba quem são os 10 brasileiros mais ricos segundo a Forbes. No topo da lista global de bilionários está Bernard Arnault — o francês que supervisiona o império LVMH de 75 marcas de moda e cosméticos, incluindo Louis Vuitton e Sephora.

IR 2023
Descubra como declarar plano de saúde no imposto de renda. Gastos com plano de saúde individual, familiar ou empresarial são dedutíveis da base de cálculo e devem ser informados. É possível também deduzir gastos com planos de dependentes e alimentandos.

DIÁRIO DO 100 DIAS
Dia 94 | Lula, Haddad e a reunião de última hora no Palácio do Planalto. Antes de ser chamado de surpresa pelo presidente, o ministro da Fazenda participou de evento promovido pelo Bradesco BBI e falou de assuntos caros ao governo petista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PAGOU FIANÇA E SAIU
“Sou inocente!” O dia em que Donald Trump virou ficha suja nos EUA — e o que ele ainda vai enfrentar. Na última terça-feira (04), o republicano se tornou o primeiro ex-presidente norte-americano a ser indiciado por acusações criminais.

Uma boa quarta-feira para você!

Compartilhar

seudinheiro@moneytimes.com.br