Política

Decreto de Bolsonaro facilita privatização de elétricas estaduais e municipais

29 nov 2019, 16:13 - atualizado em 29 nov 2019, 16:13
Energia Eletrica
“Essas alterações permitirão que o poder público (de Estados e municípios) tenha prazo suficiente para realizar as privatizações”, disse o ministério (Imagem: Fernando C. Vieira/Grupo CCEE)

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que busca abrir caminho para a privatização de estatais estaduais e municipais de geração de energia elétrica, com o estabelecimento de novos prazos para concluir os processos de licitação, disse o Ministério de Minas e Energia em comunicado nesta sexta-feira.

“Além de obter uma nova concessão de 30 anos, as empresas desestatizadas poderão migrar seus contratos para o regime de produção independente e negociar a energia no mercado livre”, disse o ministério.

O decreto 10.135/2019 altera um anterior, de 25 de janeiro de 2018, que já regulamentava as outorgas associadas à privatização de empresas públicas de energia elétrica, para estabelecer novos prazos para o enquadramento das concessionárias.

Para fazer parte do processo, o novo decreto define que é preciso que a outorga em vigor da concessionária pública tenha prazo de vencimento acima de três anos e seis meses e a licitação seja concluída em até, no máximo, 18 meses antes do fim do prazo de sua validade.

“Essas alterações permitirão que o poder público (de Estados e municípios) tenha prazo suficiente para realizar as privatizações, bem como o poder concedente (União) tenha o prazo necessário para realizar uma nova licitação se a empresa não optar pela desestatização”, disse o ministério.

O decreto abre exceções ainda, segundo o MME, para os casos em que o prazo remanescente da outorga seja inferior a 42 meses e possa haver interesse na desestatização.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.