Eleições

Defesa publica diretrizes das Forças Armadas para eleições

14 set 2022, 16:09 - atualizado em 14 set 2022, 16:09
Eleições
O documento, entretanto, não faz qualquer menção ao trabalho dos militares na fiscalização do processo eleitoral em si (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Ministério da Defesa publicou nesta quarta-feira no Diário Oficial da União as diretrizes do emprego das Forças Armadas na operação para garantir a votação, a apuração e o apoio logístico das eleições deste ano.

O plano, assinado pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, detalha uma série de ações sobre como o Exército, Marinha e Aeronáutica devem atuar no apoio ao pleito.

O documento, entretanto, não faz qualquer menção ao trabalho dos militares na fiscalização do processo eleitoral em si, motivo de grande polêmica entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Causa Própria

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta apontou que 60% dos entrevistados avaliam que as medidas econômicas anunciadas recentemente pelo governo Bolsonaro tem como principal objetivo contribuir com a tentativa de reeleição do presidente, contra 62% que tinham essa avaliação há uma semana.

Segundo a pesquisa, 35% avaliam que a intenção das medidas foi ajudar as pessoas, contra 32% antes, e 5% não souberam responder, ante 6%.

Entre as medidas criticadas como eleitoreiras por críticos de Bolsonaro, estão um incremento de 200 reais no valor do Auxílio Brasil, válido por lei apenas até o final deste ano, mas que o presidente tem prometido durante a campanha tornar permanente, embora a medida não tenha sido incluída na proposta orçamentária enviada pelo governo ao Congresso.

Ao Ataque

A campanha de Lula decidiu sair do córner e partir para o ataque contra Bolsonaro no tema da corrupção.

O programa do petista na TV na noite de terça elencou escândalos do atual governo e também citou suspeitas de irregularidades envolvendo o presidente e sua família.

“Bolsonaro fala que com ele não tem corrupção, então como ele explica a corrupção no Ministério da Educação que trocava verbas públicas por barras de ouro? Como ele explica decretar sigilos de 100 anos em diversos escândalos do seu governo? Como ele explica o caso das rachadinhas e como ele explica que sua família comprou 51 imóveis pagando em dinheiro vivo?”, afirma a propaganda.

“Bolsonaro não engana, é escândalo tamanho família”, acrescenta.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.