Mercados

Demanda global por smartphones cai com cenário econômico

22 out 2022, 19:00 - atualizado em 20 out 2022, 9:15
Celulares
A tendência de queda na demanda deve continuar por mais nove meses, acrescentou a Canalys (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O mercado global de smartphones teve seu pior terceiro trimestre desde 2014 com os ventos econômicos contrários que levaram os consumidores a adiar compras discricionárias, como eletrônicos pessoais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As remessas de smartphones em todo o mundo caíram 9% nos três meses encerrados em setembro, estendendo um declínio que durou todo o ano de 2022, segundo a empresa de pesquisa de mercado Canalys.

A tendência de queda na demanda deve continuar por mais nove meses, acrescentou a Canalys.

Os aumentos das taxas de juros e dos preços da energia reduziram o apetite do consumidor este ano.

A desaceleração econômica da China e os bloqueios para conter a Covid-19 desempenharam um papel fundamental no dinamismo das vendas de smartphones.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fabricantes como Xiaomi, Vivo e Oppo registraram quedas de dois dígitos nas vendas este ano, com apenas a Apple com a sua linha de iPhones mostrando resiliência no mercado.

A Samsung, empresa que não tem presença significativa na China, manteve sua posição de liderança global com 22% do mercado, auxiliada por grandes descontos e promoções, mostraram os dados.

A Apple, cuja série iPhone 14 foi colocada à venda em setembro, aumentou sua participação para 18%, enquanto Oppo e Vivo tiveram fatias menores do que no ano passado.

“Indo para a temporada de vendas, os consumidores que estão adiando as compras vão esperar grandes descontos e promoções de pacotes, bem como reduções significativas de preços”, disse o analista da Canalys, Sanyam Chaurasia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em comparação com o período de forte demanda do ano anterior, antecipa-se uma venda festiva lenta, mas constante” no quarto trimestre.

Embora a Apple tenha sido a principal vencedora de participação de mercado no terceiro trimestre, ela abandonou os planos de aumentar a produção de sua família de produtos iPhone 14, informou a Bloomberg News no mês passado.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar