Depois do luxo, Arábia Saudita visa mercado turístico mais amplo; entenda
A Arábia Saudita está desenvolvendo suas opções de turismo de médio e alto padrão e planeja aumentar o acesso a acomodações em hotéis para peregrinações religiosas, depois de anos focada no desenvolvimento de resorts caros de luxo, disse o ministro do turismo.
“Começamos com a construção de destinos de luxo para viajantes de luxo. E já começamos a construir destinos para a classe média e a classe média alta”, afirmou Ahmed Al-Khateeb à Reuters.
“Não vamos ignorar esse segmento”, disse ele à margem da conferência anual de turismo da ONU, que está sendo realizada em Riad pela primeira vez.
Atrair turistas é um dos pilares centrais do plano Visão 2030 do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, para diversificar a economia do país, afastando-a do petróleo, e transformar a sociedade no reino outrora ultraconservador.
De acordo com o plano, a Arábia Saudita pretende atrair 150 milhões de turistas por ano até 2030, pelo menos um terço deles do exterior.
Com os principais resorts da costa do Mar Vermelho custando cerca de US$ 2.000 por noite, poucos viajantes de renda média têm opções de hotéis atualmente.
Khateeb disse que 10 novos resorts que serão inaugurados nos próximos meses em Shebara, no Mar Vermelho, oferecerão um “preço muito mais baixo” do que as opções existentes, sem fornecer números.