Deputada federal propõe imposto de 15% sobre exportação do milho até fim do ano

28/01/2022 - 9:50
Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (27) que vetaria o projeto na tentativa de ampliar o atendimento ao mercado interno (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

A deputada federal Soraya Manato (PSL-ES) propõe tarifar em 15% a exportação de milho brasileiro até 31 de dezembro deste ano, segundo informações da agência de notícias da Câmara dos Deputados.

A proposta tramita sobre o Projeto de Lei 2814/21, que será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Além de estabelecer o imposto de 15% sobre o milho exportado, o texto prevê que o Poder Executivo possa alterar a alíquota em até 10 pontos porcentuais até o fim do ano.

Segundo a deputada, a medida irá permitir o “correto” atendimento do mercado interno. Ela argumenta que a cobrança do imposto se justifica em situação de escassez e até de falta do produto para abastecimento doméstico.

Veto

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (27) que vetaria um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados para criar imposto de até 15% sobre as exportações de milho, na tentativa de ampliar o atendimento ao mercado interno.

“É uma interferência no Estado no livre mercado”, criticou o presidente em transmissão ao vivo nas redes sociais. “Se porventura aprovar, a gente tem caneta para o veto”, acrescentou.

Última atualização por Janaina de Camargo - 28/01/2022 - 10:22

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto