Política

Deputados concluem votação de MP sobre telecomunicações

26 maio 2021, 16:53 - atualizado em 26 maio 2021, 16:53
Câmara dos Deputados
Os senadores propuseram a retirada de todas as mudanças feitas no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) (Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou parcialmente emenda do Senado ao texto da Medida Provisória 1018/20, que reduz encargos para estações terrenas de internet por satélite e altera regras de aplicação de recursos do Fust e de incidência de tributos sobre plataformas de streaming. A MP será enviada à sanção presidencial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os senadores propuseram a retirada de todas as mudanças feitas no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), como a redução do recolhimento de contribuições ao fundo por parte das operadoras de telecomunicações que executarem programas de universalização aprovados pelo conselho gestor e com recursos próprios. O relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), recomendou a rejeição da emenda.

Recursos para educação

Entretanto, a partir de destaque do DEM, tanto a oposição quanto a base aliada ao governo concordaram em retirar do texto apenas o trecho sobre o direcionamento menor de recursos do fundo para a educação pública.

Com a retirada, permanece na lei a determinação de se aplicar 18% de todos os recursos do Fust em projetos direcionados a escolas públicas. O texto aprovado pela Câmara previa a aplicação nessa finalidade de 18% dos recursos da modalidade de apoio não reembolsável, diminuindo o montante.

Internet por satélite

Inicialmente, a MP apenas reduzia três encargos incidentes sobre as estações terrenas de pequeno porte ligadas ao serviço de internet por satélite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar