Destaques da Bolsa

Embraer (EMBR3) salta quase 12% e Assaí (ASAI3) é a ação com pior desempenho; veja os destaques do Ibovespa na semana

05 jul 2025, 10:02 - atualizado em 04 jul 2025, 17:36
Day Trade, Investimentos, Mercados, Empresas
Na semana marcada pelo fim do primeiro semestre, o Ibovespa acumulou valorização de mais de 3% e renovou recordes históricos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Com o final de junho e início do segundo semestre, o Ibovespa (IBOVcontinuou a “brilhar” entre as bolsas emergentes, renovando recordes históricos com forte apoio do capital estrangeiro. 

O principal índice da bolsa brasileira acumulou alta de 3,21% nos últimos cinco pregões e encerrou a sessão da sexta-feira (4) no nível dos 141 mil pontos pela primeira vez. Já no primeiro semestre, o Ibovespa teve valorização de 15,44%.

Já o dólar à vista (USBRL) terminou a R$ 5,4248 e recuou 1,06% ante o real na semana.

No cenário doméstico, a tensão entre o Executivo e o Legislativo em torno do impasse sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) aumentou.

Na última terça-feira (1º), a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para defender o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que elevava do (IOF) e que foi derrubado pelo Congresso Nacional na semana passada. Segundo o advogado-geral da União, Jorge Messias, a decisão dos parlamentares violou o princípio de separação dos Poderes.

Mas na sexta (4), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STFAlexandre de Moraes suspendeu os efeitos dos decretos presidenciais que elevaram as alíquotas do IOF bem como a decisão do Congresso Nacional na semana passada.

Entre os dados econômicos, a produção industrial recuou 0,5% em maio na comparação com o mês anterior e avançou 3,3% ante o mesmo mês de 2024. Esse foi o segundo mês de contração consecutiva. Contudo, os resultados ficaram em linha com as expectativas do mercado.

No exterior, dados de atividade econômica dos Estados Unidos dividiram as atenções com o avanço das negociações comerciais e a expectativa de sanção presidencial do pacote proposto por Donald Trump — que prevê o aumento do déficit fiscal em US$ 3,3 trilhões nos próximos anos.

Em destaque, o payroll, que é o relatório oficial de empregos, apontou a criação de 147 mil vagas em junho, acima da expectativa de 110 mil posto de trabalho abertos no mês.

Após o dado, agentes financeiros reduziram as apostas de corte nos juros pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) na próxima reunião do Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que acontece no final deste mês. Setembro permanece como o mês mais provável para início de cortes nos juros.

Sobe e desce do Ibovespa

A ponta positiva do Ibovespa foi liderada por Embraer (EMBR3), após a companhia divulgar seus dados operacionais do segundo trimestre de 2025.

Entre abril e junho, a fabricante entregou 61 aeronaves, número 30% superior ao registrado no mesmo período de 2024 e 103% acima do primeiro trimestre deste ano. Considerando apenas os segmentos executivo e comercial, foram 57 jatos entregues.

Na avaliação do Bradesco BBI, as entregas foram positivas. “Em nossa visão, isso mostra que a Embraer avança no nivelamento da produção, principalmente no segmento de aviação executiva. Vemos isso como uma redução significativa do risco para a Embraer cumprir sua orientação de entrega de jatos executivos para 2025 e para os próximos anos”, escreveram os analistas André Ferreira e Wellington Lourenço em relatório.

Durante a semana, a Embraer também anunciou que firmou um acordo com a Scandinavian Airlines (SAS) para a venda de 45 jatos E195-E2, com direitos de compra para 10 aeronaves adicionais.

Citi avaliou que o pedido firme da SAS aumenta a diversidade e a qualidade da carteira de encomendas da fabricante brasileira.

Confira a seguir as maiores altas do Ibovespa entre 30 de junho e 4 de julho: 

CÓDIGO NOME VARIAÇÃO SEMANAL
EMBR3 Embraer ON 11,86%
CSNA3 CSN ON 9,47%
KLBN11 Klabin units 8,72%
USIM5 Usiminas PNA 7,71%
CMIN3 CSN Mineração ON 7,38%
BEEF3 Minerva ON 7,26%
UGPA3 Ultrapar ON 6,70%
CMIG4 Cemig PN 6,68%
VIVT3 Telefônica Brasil ON 6,58%
VBBR3 VIBRA energia ON 6,51%
  • E MAIS: Junte-se à comunidade de investidores do Money Times para ter acesso a reportagens, coberturas, relatórios e mais; veja como

Já a ponta negativa foi liderada por Assaí (ASAI3). As ações da varejista foram pressionadas pela abertura de curva de juros brasileira, em meio à cautela fiscal com as discussões sobre o IOF.

Na última segunda-feira (30), o conselho de administração da empresa aprovou 21 das 25 cláusulas da proposta da B3 para a revisão do regulamento do Novo Mercado.

Veja as maiores quedas na semana:

CÓDIGO NOME VARIAÇÃO SEMANAL
ASAI3 Assaí ON -6,70%
VAMO3 Vamos ON -3,87%
SMFT3 Smart Fit ON -3,83%
NATU3 Natura ON -3,31%
PETZ3 Petz ON -2,77%
RENT3 Localiza ON -2,34%
HAPV3 Hapvida ON -1,82%
AURE3 Auren ON -1,80%
MRFG3 Marfrig ON -1,20%
IGTI11 Iguatemi ON -0,56%

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar