Tecnologia

Detritos de foguetes chineses caem no Oceano Índico, atrai críticas da NASA

09 maio 2021, 13:24 - atualizado em 09 maio 2021, 13:25
Foguete
A localização exata do impacto e a extensão dos destroços, ambos desconhecidos neste momento (Imagem: Reuters)

Restos do maior foguete da China pousaram no Oceano Índico neste domingo, com a maioria de seus componentes destruídos na reentrada na atmosfera, encerrando dias de especulação sobre onde os destroços atingiriam, mas atraindo críticas dos EUA por falta de transparência.

As coordenadas fornecidas pela mídia estatal chinesa, citando o China Manned Space Engineering Office, colocam o ponto de impacto no oceano, a oeste do arquipélago das Maldivas.

Os destroços da Long March 5B fizeram com que algumas pessoas olhassem cautelosamente para o céu desde que ele decolou da ilha chinesa de Hainan em 29 de abril, mas o Escritório de Engenharia Espacial da China disse que a maioria dos destroços foi queimada na atmosfera.

A mídia estatal informou que partes do foguete reentraram na atmosfera às 10:24 da manhã, horário de Pequim, e pousou em um local com coordenadas de longitude 72,47 graus leste e latitude 2,65 graus norte.

O comando espacial dos EUA confirmou a reentrada do foguete sobre a Península Arábica, mas disse que não se sabe se os destroços atingiram a terra ou a água.

“A localização exata do impacto e a extensão dos destroços, ambos desconhecidos neste momento, não serão divulgados pelo Comando Espacial dos EUA”, disse o órgão em um comunicado em seu site.

O Long March foi a segunda implantação da variante 5B desde seu vôo inaugural em maio de 2020. No ano passado, peças do primeiro Long March 5B caíram na Costa do Marfim, danificando vários edifícios.

Nenhum ferimento foi relatado.

“As nações que fazem viagens espaciais devem minimizar os riscos para as pessoas e propriedades na Terra de reentradas de objetos espaciais e maximizar a transparência em relação a essas operações”, disse o administrador da NASA Bill Nelson, ex-senador e astronauta escolhido para o cargo em março, disse em nota após a reentrada.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.