BusinessTimes

Deutsche Bank estuda trabalho remoto de dois dias por semana

24 nov 2020, 13:27 - atualizado em 24 nov 2020, 13:27
Deustche Bank
O Deutsche Bank ainda aguarda que vários países finalizem a nova legislação sobre trabalho remoto, disse uma pessoa (Imagem: REUTERS/Simon Dawson)

O Deutsche Bank avalia uma nova política que permitiria à maioria dos funcionários trabalhar permanentemente em casa dois dias por semana.

O maior banco da Alemanha tem discutido mudanças há vários meses, e a regra de dois dias surgiu como o cenário preferido, disseram pessoas a par do assunto. Algumas questões regulatórias ainda precisam ser respondidas e nenhuma política será aplicada uniformemente para todos os funcionários, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.

O Deutsche Bank ainda aguarda que vários países finalizem a nova legislação sobre trabalho remoto, disse uma pessoa. Também não está claro como abordar certas questões, como garantir a confidencialidade em um ambiente privado, e tais preocupações regulatórias devem resultar em políticas divergentes para alguns funcionários e países, disseram as pessoas.

O diretor-presidente do Deutsche Bank, Christian Sewing, havia dito anteriormente que aumentará a quantidade de trabalho remoto em meio ao objetivo de oferecer mais flexibilidade e reduzir custos imobiliários. O novo modelo de trabalho pode contribuir de forma significativa para uma meta de economia ambiciosa anunciada no ano passado.

O banco gastou 1,7 bilhão de euros (US$ 2 bilhões) em aluguel e móveis em 2019, valor que esperava permanecesse estável antes da pandemia. Após a experiência do primeiro semestre, o banco agora vê espaço para reduzir esses custos.

“Como é de conhecimento público, estamos explorando as lições positivas que o Deutsche Bank pode aprender com a crise de Covid-19 sobre como trabalharemos como banco no futuro”, disse por e-mail Christine Peters, porta-voz do banco. “Trabalhamos em um modelo híbrido que combinará o trabalho em casa e no escritório. Nenhuma decisão foi tomada ainda.”

O Deutsche Bank já começou a reduzir o espaço dos escritórios, pois tem planos de diminuir a equipe presencial. O banco está entre os muitos na Europa que reavaliam qual proporção de trabalho remoto será mantida após o fim da pandemia. Alguns bancos holandeses preveem uma taxa de até 50%.