AgroTimes

Dia da Cachaça: Veja impacto do setor nas exportações e 4 receitas para a data

13 set 2022, 11:10 - atualizado em 13 set 2022, 11:10
dia da cachaça
Dia da Cachaça relembra a revolta ocorrida em 1661 (Imagem: Pixabay/Fotorech)

O Dia da Cachaça é celebrado nacionalmente nesta terça-feira (13), criado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC). A data relembra a Revolta da Cachaça, que ocorreu em 1661.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo dados do Comex Stat (Ministério da Economia), compilados pelo IBRAC, o setor apresentou aumento de 62% nas exportações de janeiro até agosto deste ano, ante o mesmo período de 2021. Dessa forma, atualmente a bebida é exportada para 66 países, principalmente para os Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Itália.

Já no mercado interno, segundo o relatório anual de bebidas alcoólicas da Euromonitor International, no comparativo entre 2021 e 2020, o crescimento foi de 30% em valor (atualmente, um mercado de R$ 15,55 bilhões) e 18% em volume (totalizando 469.725,2 milhões de litros).

Para Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC, os números precisam ser comemorados e a perspectiva do setor – tanto no mercado externo, quanto interno – é fechar o ano com dados superiores a 2021.

“Mas é importante alertar que as perdas enfrentadas durante a pandemia foram significativas, em especial no mercado interno, quando o fechamento de bares e restaurantes, e outras restrições ao consumo de bebidas alcoólicas, afetou diretamente o mercado da cachaça, que tem nesses locais os seus principais canais de distribuição. Esperamos que o cenário positivo continue, e que tenhamos mais motivos para comemorar”, enfatiza Lima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Panorama para o setor

Apesar dos números positivos apresentados sobre o setor, o executivo do IBRAC destaca que os esforços da categoria estão relacionados às políticas tributárias nas esferas federal e estadual.

“Um dos principais entraves para a categoria é a tributação, principalmente nos estados em que há a sistemática da substituição tributária relacionada ao ICMS. O fim dessa sistemática tem potencial para impactar positivamente uma parcela considerável da categoria, principalmente de micro e pequenos produtores”, diz.

Lima destaca ainda que a cachaça é uma bebida genuinamente brasileira, sendo a primeira indicação geográfica do país, e que gera cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos.

“Neste ano, no qual celebramos os 200 anos da independência, precisamos reforçar a necessidade de um olhar atento, em reduzir esses entraves para garantir a sustentabilidade do setor tanto no mercado interno quanto no externo”, completa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Drinks feitos com cachaça

Diversos drinks levam cachaça em sua composição. Para a data, selecionamos a receita de quatro opções.

Cariri 

Para preparar o cariri, é preciso:

  • 50 ml de cachaça;
  • 30 ml de Cynar;
  • 2 pitadas de angostura (bitter) de laranja.

Para o preparo, é preciso apenas misturar os ingredientes bem gelados em uma coqueteleira e servir em copo baixo com gelo.

Macunaíma 

Para este, os ingredientes necessários são:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • 50ml de Cachaça Branca;
  • 20ml Limão Tahiti;
  • 20ml Xarope Simples;
  • 7,5ml Fernet Branca.

Para a preparação, basta adicionar os ingredientes na coqueteleira, bater com gelo por aproximadamente 10 segundos e servir coado com o auxílio de uma peneira em um copo com gelo.

Coquetel de cachaça com café 

Este drink precisa de:

  • 40ml de cachaça;
  • 20ml de cachaça com canela Sassafrá;
  • 30ml Vermute Tinto;
  • 7,5ml Café Cold Brew;
  • Gelo.

Para preparar, é preciso adicionar todos ingredientes com gelo em um copo grande e mexer por aproximadamente 12 segundos. Para servir, é preciso resfriar uma taça e, por fim, finalizar com a casca de laranja.

Caipirinha

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos mais tradicionais drinks, a caipirinha pode ser feita com diversas variações. A mais tradicional precisa de:

  • 1 dose de cachaça branca;
  • 1 colher e meia de chá de açúcar;
  • 1 limão;
  • Gelo.

Para preparar, é aconselhável retirar a parte branca do limão para evitar o amargo. Após isso, basta colocar o limão e o açúcar em um copo e espremer com um socador, para retirar o sumo. Então, acrescentar pedras de gelo até quase encher o copo e adicione a cachaça e finalizar mexendo com uma colher.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar