Economia

Dia das Mães terá movimentação monetária promissora, diz CNC

07 maio 2021, 17:30 - atualizado em 10 maio 2021, 14:28
Varejo Consumo Roupas
Os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram um cenário mais promissor ao mercado

A chegada do Dia das Mães traz uma expectativa elevada para o varejo desde o começo da pandemia. Espera-se a movimentação de 12,2 bilhões em 2021, um aumento de 47% em relação ao ano passado, que resultou em 8,6 bilhões.

Os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram um cenário mais promissor ao mercado, que vinha em constante queda desde março de 2020.

Para esse ano, ainda que a estimativa seja de mais transações financeiras, o tíquete médio investido não será o mesmo que foi no momento pré-pandemia.

No entanto, a CNC aponta que o desempenho de 2021 não será tão diferente do apresentado em 2019: ficará 2% abaixo.

O respiro traz um alívio para o varejo, que enfrentou a crise econômica de forma mais intensa. Ainda que o comércio físico esteja aberto, o destaque de vendas vai para o e-commerce.

Vestuário na liderança

Segundo dados do CNC, o setor com melhor aproveitamento neste ano será o de vestuário. Se em 2020 houve redução de 62,7% em relação a 2019, em 2021, a previsão de faturamento é mais que o dobro do ano anterior, com aumento de 146%. Ao todo, espera-se movimentação de 4,09 bilhões.

Um dos motivos para esse aumento expressivo também está nas ofertas das marcas de vestuário. Além de ser um produto já muito visado para a data, a queda dos preços também será um fator fundamental para maior venda.

Os produtos mais procurados, diz a pesquisa, são sapatos, blusas, vestidos, camisetas e alguns dos vestuários mais caseiros, tais como pijamas e moletons.

Móveis e eletrodomésticos

Com um crescimento na procura desses itens durante a pandemia, para o Dia das Mães eles devem aparecer com mais frequência.

De acordo com o CNC, o setor deve faturar cerca de R$ 2,38 bilhões. Entre eles, os produtos mais visados são torradeiras, fritadeiras elétricas, ar-condicionado, aspirador de pó e máquinas de café.

Farmácia, perfumaria e cosméticos

Produtos clássicos do Dia das Mães incluem perfumes e produtos de beleza. Na pesquisa, o setor aparece em terceiro lugar entre os que mais movimentarão ativos na data deste ano, com expectativa de R$ 1,52 bilhão.

Uma data novamente solitária

Uma pesquisa da Score Group/Hibou mostra que a maior parte das pessoas (quase 40%) passará a data em casa, sem receber visitas.

Ainda que a campanha de vacinação siga ativa, as pessoas ainda temem o contágio do vírus, o que culmina, portanto, em mais um ano no qual as famílias comemorarão a data em casas separadas.

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.