Franquias

Dia do Café: veja 7 franquias de cafeterias para faturar até R$ 130 mil

12 abr 2024, 18:30 - atualizado em 12 abr 2024, 12:48
Veja 7 franquias de cafeterias para lucrar até R$ 130 mil (Imagem: Divulgação/ Facebook Casa Bauducco)

O brasileiro ama aquele “cafézinho” para tomar durante o dia. Neste domingo (14/04) será o Dia Mundial do Café. Sendo assim, veja sete franquias de cafeterias para se tornar franqueado.

De acordo com as estatísticas da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em 2023, o consumo do produto aumentou cerca de 1,64%, quando comparado com o ano de 2022. Em média, o brasileiro consome cerca de 5,12kg de café torrado e moído por ano.

Com isso, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), há 3,5 mil cafeterias no Brasil. Assim, veja quais são as franquias recomendadas pela associação.

Café do Ponto

O Café do Ponto recebeu 5 estrelas no prêmio das melhores franquias do Brasil, promovido pela Revista PEGN. A cafeteria faz parte da JDE- Jacobs Douwe Egberts, uma das maiores empresas de café e chás do mundo.

Esta franquia tem o investimento mínimo de R$ 230 mil, com o faturamento médio mensal de R$ 100 mil a R$ 110 mil. O retorno é de 24 a 36 meses.

Casa Bauducco

Criada em 2012, a Casa Bauducco é conhecida pela venda de panettones no final do ano, além do café. Com isso, atualmente há 155 unidades no Brasil.

O investimento mínimo da cafeteria é de R$ 523 mil, com o retorno de 24 a 40 meses. Por fim, o faturamento médio mensal é de R$ 120 mil.

Rei do Mate

Rei do Mate é uma rede criada na década de 70, com uma ideia simples e diferente: vender mate gelado. Assim, a primeira loja franqueada da marca foi em 1992 e, atualmente, tem um total de 300 unidades no Brasil.

Com o investimento mínimo de R$ 314,500 com retorno de 36 meses, a rentabilidade média é de 10% a 20% do faturamento bruto da loja.

Dóffee Donuts&Coffee

Quer um acompanhamento para o seu café? A Dóffee traz seu diferencial, o donut. Criada em 2017, a franquia tinha o objetivo de abrir lojas no estilo “to go”. De acordo com a companhia, a empresa cresceu 110% no último ano, alcançando o faturamento de R$ 1,5 milhão.

O investimento mínimo é de R$ 295 mil com retorno de 18 a 24 meses. O faturamento médio mensal é de até R$ 125 mil.

Inverno D’Italia Coffee

A cafeteria Inverno D’Italia Coffee é uma empresa de uma família que trabalha com café há mais de 100 anos. A primeira loja abriu em 2011 e, atualmente, tem o total de 52 unidades no Brasil.

Com isso, a franquia requer o investimento mínimo de R$ 76 mil com retorno de 12 a 18 meses. Além disso, o faturamento médio mensal é de R$ 52 mil.

Quiero Café

De café da manhã à happy hour, a Quiero Café foi criada em 2015 e possui 61 unidades no Brasil. A franquia possui um cardápio com opções para todas as horas do dia, algo que ao longo do tempo tornou-se uma identidade da marca.

O investimento mínimo para a Quiero Café é de R$ 550 mil com retorno de 18 a 36 meses. A margem líquida de resultado é de entre 10% a 20% do faturamento bruto das lojas.

Café Cultura

Por fim, a Café Cultura é uma rede que tem 20 anos de mercado. Com o total de 40 unidades no Brasil, as lojas estão localizadas em ruas e shoppings com dois modelos de cardápio. A culinária da rede atende a café da manhã, almoço, lanche, café da tarde e coffee shop.

O investimento mínimo é de a partir de R$ 440 mil com retorno de 24 a 36 meses. O faturamento médio é de R$ 130 mil.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.