Franquias

Dia do Café: veja 7 franquias de cafeterias para faturar até R$ 130 mil

12 abr 2024, 18:30 - atualizado em 12 abr 2024, 12:48
Veja 7 franquias de cafeterias para lucrar até R$ 130 mil (Imagem: Divulgação/ Facebook Casa Bauducco)

O brasileiro ama aquele “cafézinho” para tomar durante o dia. Neste domingo (14/04) será o Dia Mundial do Café. Sendo assim, veja sete franquias de cafeterias para se tornar franqueado.

De acordo com as estatísticas da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em 2023, o consumo do produto aumentou cerca de 1,64%, quando comparado com o ano de 2022. Em média, o brasileiro consome cerca de 5,12kg de café torrado e moído por ano.

Com isso, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), há 3,5 mil cafeterias no Brasil. Assim, veja quais são as franquias recomendadas pela associação.

Café do Ponto

O Café do Ponto recebeu 5 estrelas no prêmio das melhores franquias do Brasil, promovido pela Revista PEGN. A cafeteria faz parte da JDE- Jacobs Douwe Egberts, uma das maiores empresas de café e chás do mundo.

Esta franquia tem o investimento mínimo de R$ 230 mil, com o faturamento médio mensal de R$ 100 mil a R$ 110 mil. O retorno é de 24 a 36 meses.

Casa Bauducco

Criada em 2012, a Casa Bauducco é conhecida pela venda de panettones no final do ano, além do café. Com isso, atualmente há 155 unidades no Brasil.

O investimento mínimo da cafeteria é de R$ 523 mil, com o retorno de 24 a 40 meses. Por fim, o faturamento médio mensal é de R$ 120 mil.

Rei do Mate

Rei do Mate é uma rede criada na década de 70, com uma ideia simples e diferente: vender mate gelado. Assim, a primeira loja franqueada da marca foi em 1992 e, atualmente, tem um total de 300 unidades no Brasil.

Com o investimento mínimo de R$ 314,500 com retorno de 36 meses, a rentabilidade média é de 10% a 20% do faturamento bruto da loja.

Dóffee Donuts&Coffee

Quer um acompanhamento para o seu café? A Dóffee traz seu diferencial, o donut. Criada em 2017, a franquia tinha o objetivo de abrir lojas no estilo “to go”. De acordo com a companhia, a empresa cresceu 110% no último ano, alcançando o faturamento de R$ 1,5 milhão.

O investimento mínimo é de R$ 295 mil com retorno de 18 a 24 meses. O faturamento médio mensal é de até R$ 125 mil.

Inverno D’Italia Coffee

A cafeteria Inverno D’Italia Coffee é uma empresa de uma família que trabalha com café há mais de 100 anos. A primeira loja abriu em 2011 e, atualmente, tem o total de 52 unidades no Brasil.

Com isso, a franquia requer o investimento mínimo de R$ 76 mil com retorno de 12 a 18 meses. Além disso, o faturamento médio mensal é de R$ 52 mil.

Quiero Café

De café da manhã à happy hour, a Quiero Café foi criada em 2015 e possui 61 unidades no Brasil. A franquia possui um cardápio com opções para todas as horas do dia, algo que ao longo do tempo tornou-se uma identidade da marca.

O investimento mínimo para a Quiero Café é de R$ 550 mil com retorno de 18 a 36 meses. A margem líquida de resultado é de entre 10% a 20% do faturamento bruto das lojas.

Café Cultura

Por fim, a Café Cultura é uma rede que tem 20 anos de mercado. Com o total de 40 unidades no Brasil, as lojas estão localizadas em ruas e shoppings com dois modelos de cardápio. A culinária da rede atende a café da manhã, almoço, lanche, café da tarde e coffee shop.

O investimento mínimo é de a partir de R$ 440 mil com retorno de 24 a 36 meses. O faturamento médio é de R$ 130 mil.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.