Dia dos professores é feriado? Se você for dessa classe de profissionais, sim

Nesta quarta-feira (15), é comemorado o Dia dos Professores, mas nem todos os profissionais têm direito à folga. A data é definida como “feriado escolar” pelo decreto 52.682 de 1963, ou seja, apenas professores, funcionários de instituições de ensino e alunos têm direito ao dia de descanso.
A origem do Dia dos Professores
O Dia dos Professores remonta ao período imperial, mais especificamente ao dia 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I promulgou o decreto que instituiu o Ensino Elementar no Brasil. O decreto visava descentralizar a educação, definir o salário dos docentes, estabelecer as matérias básicas do currículo e regular a contratação dos professores.
Décadas depois, em 1947, o professor paulista Samuel Becker e outros educadores sugeriram transformar a data em um dia de homenagem aos mestres. A proposta era que 15 de outubro fosse marcado não só como uma data comemorativa, mas também como uma pausa no segundo semestre letivo, proporcionando aos educadores um momento de descanso e reflexão sobre o andamento do ano escolar.
Assista ao Giro do Mercado de hoje e fique ligado no que mexe com seus investimentos, é só clicar aqui
Próximos feriados de 2025
- 2 de novembro (domingo): Finados
- 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
- 20 de novembro (quinta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
- 25 de dezembro (quinta-feira): Natal