Combustíveis

Diesel, etanol e gasolina têm altas discretas nos postos nesta semana, diz ANP

18 jun 2021, 20:55 - atualizado em 18 jun 2021, 20:55
Etanol
O combustível mais consumido do Brasil tem se mantido sem alterações bruscas desde meados de maio (Imagem: REUTERS/Marcelo Teixeira)

O preço médio do óleo diesel nos postos de combustíveis do Brasil registrou nesta semana uma leve alta em relação à anterior, em movimento acompanhado também pelas cotações de gasolina e etanol, indicou pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira.

Segundo o levantamento da reguladora, o preço médio do diesel nas bombas subiu 0,35% ao longo da última semana, atingindo 4,508 reais por litro.

O combustível mais consumido do Brasil tem se mantido sem alterações bruscas desde meados de maio, após um salto registrado no começo do mês passado, quando terminou o período de dois meses pelo qual vigorou a isenção do PIS/Cofins incidente sobre o produto.

Desde a semana encerrada em 22 de maio, o preço médio do diesel acumula ganho de 0,58%, de acordo com a ANP.

A gasolina também verificou um leve aumento de 0,10% nesta semana, para valor médio de 5,682 reais por litro. Embora discreto, o movimento foi suficiente para levar o combustível à sua décima semana consecutiva de altas.

Concorrente direto da gasolina nas bombas, o etanol teve variação positiva de 0,3% no período, alcançando preço médio de 4,401 reais por litro.

A Petrobras reduziu o valor da gasolina em suas refinarias em 2% no último sábado, no primeiro reajuste desde o começo do mês passado.

A cotação do diesel vendido pela estatal, por sua vez, permanece inalterada desde 1º de maio.

Os preços nos postos, no entanto, não acompanham necessariamente e de imediato os valores nas refinarias, e dependem de uma série de fatores, incluindo impostos, mistura de biocombustíveis e margens de distribuição.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.