Combustíveis

Diesel sobe 3,96% na 1ª quinzena, diz Ticket Log; gasolina tem recorde, diz ValeCard

14 abr 2022, 18:21 - atualizado em 14 abr 2022, 18:21
Diesel
Já o diesel tipo S-10 subiu 3,62% e fechou a 6,984 reais, no mesmo período (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O preço médio do litro do diesel comum no Brasil aumentou 3,96% na primeira quinzena de abril, a 6,864 reais, em relação a março, ainda refletindo um forte reajuste da Petrobras (PETR4) no início de março, informou nesta quinta-feira o Índice de Preços Ticket Log (IPTL).

Já o diesel tipo S-10 subiu 3,62% e fechou a 6,984 reais, no mesmo período, segundo levantamento realizado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil.

“Em março, o IPTL identificou um acréscimo de mais de 14% no preço do diesel, reflexo da última alta anunciada no repasse às refinarias. Na primeira quinzena de abril, essa variação de aumento recuou, ainda assim, o cenário é de alta”, disse o diretor-geral de Mainstream da divisão de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina.

O diesel encareceu nos postos de todas as regiões do país.

O Sul registrou maior alta do tipo comum, de 5,40%, no valor de 6,484 reais, enquanto o Nordeste teve maior avanço do S-10, de 4,32%, a 7,054 reais.

Um recuo no valor dos dois tipos de diesel foi modesto e se limitou ao Estado da Bahia, que registrou redução de 0,13% no tipo comum, para 6,750 reais, e ao Amazonas, que apresentou baixa de 0,10% no tipo S-10 a 6,672 reais.

A Bahia conta com uma refinaria privada após a conclusão da venda da unidade no Estado pela Petrobras, no ano passado.

Dessa forma, o combustível não sofreu impacto direto do reajuste da estatal em março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gasolina

Já um levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas, mostrou que o preço da gasolina atingiu um recorde nominal de 7,498 reais/litro no mesmo período, subindo 2,88% ante o fechamento de março.

Em relação à gasolina, apenas a Bahia registra queda no valor do combustível, de 2,03%, a 7,424 reais.

Enquanto o Piauí apresentou a maior alta entre os Estados, de 5,03%, para 8,190 reais.

No último ano, a alta da gasolina marcou 30,69%, segundo pesquisa da ValeCard, que monitora os preços através das transações realizadas com seu cartão de abastecimento em cerca de 25 mil estabelecimentos.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento.

E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

reuters@moneytimes.com.br