Dinheiro esquecido: 80% da consultas têm saldo zerado; saiba tudo sobre o sistema

O Banco Central (BC) anunciou que 80% das consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) feitas na segunda-feira (14) não encontraram dinheiro esquecido nas instituições financeiras.
No primeiro dia de funcionamento do novo sistema, 37,3 milhões de CPFs e CNPJs consultaram o SVR. Do total, 30,3 milhões não encontraram nenhum saldo em suas contas bancárias. O dado levantado pela instituição levou em conta operações feitas até às 18h30 de ontem.
O sistema pode ser acessado pelo site valoresareceber.bcb.gov.br, em ambiente desvinculado do Registrato, que hospedou o serviço nos primeiros dias de funcionamento, e exige cadastros dos níveis “prata” ou “ouro” para consulta e solicitação do dinheiro disponível.
Segundo o banco, as duas modalidades necessitam de um nível maior de segurança e, por isso, possibilitam o acesso a serviços mais sensíveis, que pedem reconhecimento facial e permitem acesso a banco de dados, por exemplo.
Consulta ao Sistema de Valores a Receber
Na primeira fase, o Banco Centrou disponibilizou a devolução de R$ 3,9 bilhões para 28 milhões de pessoas ou empresas que tem dinheiro esquecido nas instituições financeiras.
A partir do mês de maio, as próximas etapas do sistema permitirão a consulta e resgate dos R$ 4,1 bilhões restantes.
Segundo o banco, os saldos podem ser resgatados de:
- contas correntes ou poupanças encerradas e não sacadas,;
- cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito com termo de compromisso assinado com o BC;
- cotas de capital;
- rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.
Para consultar a existência de recursos para saque, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o site do governo;
- Informe o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), no caso de empresas;
- A página irá informar se há eventuais quantias esquecidas em instituições financeiras e mostrará uma data para consultar os valores e solicitar o saque;
- Na data informada, retorne à página e faça seu login;
- Por fim, consulte o valor e solicite a transferência.
O sistema do Banco Central ainda permite a consulta e resgate de dinheiro esquecido nas contas de brasileiros que já faleceram ou de empresas que foram fechadas.
Para realizar a consulta, a pessoa precisa ter em mãos o CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de abertura da empresa. A solicitação da devolução, nesses casos, ainda não foi detalhada pelo BC.
Resgate do dinheiro esquecido
Segundo o banco, os valores esquecidos serão devolvidos a partir de 7 de março.
As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo:
Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) | Período de agendamento (consulta e resgate) | Data de repescagem (para quem perder a data agendada) |
---|---|---|
Antes de 1968 | 7 a 11/3 | 12/3 |
Entre 1968 e 1983 | 14 a 18/3 | 19/3 |
Após 1983 | 21 a 25/3 | 26/3 |
Fonte: bcb.gov.br
*Com Agência Brasil