Internacional

Disputa pelo Senado na Geórgia tem recorde de votos antecipados

01 jan 2021, 16:57 - atualizado em 01 jan 2021, 16:57
Kelly Loeffler e David Perdue
Se os republicanos ganharem uma ou ambas as cadeiras, eles manterão uma pequena maioria no Senado dos EUA (Imagem: REUTERS/Al Drago)

A eleição em segundo turno para duas vagas ao Senado dos Estados Unidos pelo Estado da Geórgia, que na próxima semana vai decidir qual partido controlará a câmara alta do Congresso norte-americano, registrou um recorde de 3 milhões de votos antecipados, segundo contagem final divulgada na sexta-feira.

Os números de comparecimento, compilados pelo Projeto Eleições dos EUA da Universidade da Flórida, indicam forte interesse dos eleitores nas eleições de terça-feira que colocam os senadores republicanos David Perdue e Kelly Loeffler contra os adversários democratas Jon Ossoff e Raphael Warnock.

Se os republicanos ganharem uma ou ambas as cadeiras, eles manterão uma pequena maioria no Senado dos EUA, permitindo-lhes bloquear grande parte da agenda do novo presidente democrata Joe Biden.

Se os democratas ganharem os dois assentos, o Senado ficará dividido em 50 a 50, dando o voto de desempate à vice-presidente eleita, Kamala Harris. Biden e Harris devem tomar posse em 20 de janeiro.

Os 3.001.017 votos antecipados equivalem a 38,8% de todos os eleitores registrados no Estado, de acordo com o Projeto Eleições dos EUA. Isso coloca o comparecimento em um recorde para o segundo turno da Geórgia, ultrapassando os 2,1 milhões de votos em uma disputa pelo Senado em 2008.

O segundo turno é necessário porque nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos na eleição de 3 de novembro.

A votação antecipada terminou na quinta-feira. A Geórgia divulga informações sobre o número de pessoas que votaram, mas não contabiliza seus votos até o dia da eleição.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar