Coluna do Vicente Guimarães

Dividendos: O mercado está ruim? Aproveite para encher o carrinho com vacas leiteiras baratas

10 maio 2023, 12:27 - atualizado em 10 maio 2023, 12:27
“Imagine que você é proprietário de uma fazenda produtora de leite. Quanto mais vacas se tem, mais leite é produzido”, discorre o analista (Imagem: Unsplash)

Qualquer um de nós sonha em enriquecer rapidamente e muitos acabam por acreditar que isso ocorrerá via mercado financeiro, mais especificamente especulando no day trade.

Não à toa, muitos “influencers” fazem sucesso vendendo este sonho ao posar para fotos em hotéis de luxo, ao lado de aviões, dirigindo carros de luxo e jantando em restaurantes caros. Enfim, esbanjando riqueza para alimentar as esperanças de seus seguidores.

A estratégia tende a dar certo porque 99,9% dos novos investidores na Bolsa de Valores acreditam que a única forma de ganhar dinheiro é com a valorização das ações. Por isso, quando pensam em iniciar no mercado acionário, o foco inicial é a especulação, trade, day trade etc.

Mas a realidade é bem diferente. O caminho para enriquecer via trade é turbulento. O movimento diário de preços é (com raras exceções) algo assustador para quem está na bolsa de valores há menos de 2 anos.

As pessoas ganham dinheiro, mas também perdem dinheiro com muita rapidez e isso inclui até o trader mais experiente, que na realidade já perdeu muito até chegar no estágio em que se encontra.

Não, não estou dizendo isso para você desistir da renda variável e deixar seus recursos na poupança ou renda fixa. Na verdade, há outra forma de obter ganhos com ações no qual o foco é investir visando o longo prazo, buscando gerar renda passiva suficiente para obter a liberdade financeira.

Focar na renda passiva e no longo prazo é uma forma mais segura, tranquila e eficiente de investir na renda variável. Quem segue essa metodologia entende que as ações são “blocos” construtores. Quando mais blocos forem comprados melhor. E quanto menor o preço do bloco melhor ainda.

Então, aqueles momentos em que os preços caem, mas os resultados das empresas permanecem os mesmos, são grandes oportunidades, deixam de assustar e, em alguns casos, são até bem-vindos. Ao ler isso pela primeira vez você pode achar estranho, porém é fácil entender, por meio de uma analogia simples.

Imagine que você é proprietário de uma fazenda produtora de leite. Quanto mais vacas se tem, mais leite é produzido.

Ora, se o preço das vacas de qualidade cair será uma boa notícia para a sua produção, não é mesmo? Quanto menor o valor, mais vacas você conseguirá adquirir, mais leite produzirá e, portanto, maior o ganho. O mesmo ocorre com as ações elas são nossas vacas leiteiras e nós somos os fazendeiros.

No caso, o leite é o dividendo que irá alimentar a sua liberdade financeira no futuro. Aproveite os momentos em que o mercado entra liquidação para adquirir suas vacas leiteiras (ações de dividendos).

Investir com o objetivo de curto prazo observando a valorização dos papéis para compra e venda é para poucos e experientes, exige tempo e muito sangue-frio.

Afinal, o valor só entra na conta quando há o acerto na operação de compra e venda e, para isso, você precisará abandonar suas outras atividades para se dedicar ao mercado.

Olhar para o crescimento anual dos dividendos é uma opção interessante como objetivo de longo prazo, pois bons fundamentos não mudam da noite para o dia.

CEO da VG Research
Vicente Guimarães é Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo e financeiro. Em 2018, lançou seu canal no YouTube que atualmente possui mais de 220 mil inscritos. O sucesso do seu conteúdo inspirou a criação da VG Research, casa de análise que já orientou mais de 20 mil clientes.
Linkedin Instagram
Vicente Guimarães é Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo e financeiro. Em 2018, lançou seu canal no YouTube que atualmente possui mais de 220 mil inscritos. O sucesso do seu conteúdo inspirou a criação da VG Research, casa de análise que já orientou mais de 20 mil clientes.
Linkedin Instagram