Tecnologia

Do brinquedo à febre global: Tamagotchi vende mais de 100 milhões de unidades

14 set 2025, 8:35 - atualizado em 12 set 2025, 14:05
tamagotchi

O Tamagotchi, clássico dos anos 1990 que marcou a infância de milhões de pessoas, voltou a ser fenômeno global. O icônico bichinho digital ultrapassou 100 milhões de unidades vendidas desde 1996, impulsionado pelo mercado bilionário dos chamados “kidults” — adultos que consomem brinquedos nostálgicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Bandai Namco Holdings, fabricante do dispositivo, a nova onda reflete a força da nostalgia como alavanca de consumo, especialmente em um cenário em que a busca por escapismo cresce entre adolescentes e adultos.

A nova versão do Tamagotchi

Em julho, a empresa lançou o Tamagotchi Paradise, 37ª edição do brinquedo, com preço de US$ 44,99 (cerca de R$ 240). A novidade permite que os pets digitais interajam, lutem e até se reproduzam — um salto em relação ao conceito original.

O Japão concentra 49% das vendas, seguido por Estados Unidos (33%), Europa (16%) e o restante da Ásia (2%). A Bandai Namco também reforçou a presença física com lojas em Nova York, New Jersey, Madri e uma unidade inaugurada no Reino Unido em 2023.

A força da nostalgia como negócio

Criado por Akihiro Yokoi e Aki Maita, o Tamagotchi nasceu em 1996 no Japão e vendeu 10 milhões de unidades em apenas oito meses, antes de se tornar febre mundial no ano seguinte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora o entusiasmo tenha oscilado ao longo das décadas, versões atualizadas mantiveram o interesse:

Em 2004, a edição com infravermelho vendeu 5 milhões de unidades no primeiro ano;

Em 2018, o “Original Tamagotchi”, lançado em parceria com marcas de moda, alcançou 11,5 milhões de unidades até julho deste ano.

Com o marco de 100 milhões de unidades vendidas, o Tamagotchi mostra que a nostalgia não é apenas um sentimento, mas também uma estratégia de negócios altamente lucrativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do The Japan Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista com especialização em Gestão de Mídias Digitais. Atua como repórter nos portais de notícias Money Times e Seu Dinheiro.
isabelle.miranda@seudinheiro.com
Linkedin
Jornalista com especialização em Gestão de Mídias Digitais. Atua como repórter nos portais de notícias Money Times e Seu Dinheiro.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar