Dica do Fim de Semana

De Lara Resende a Miriam Leitão, dois livros para entender o desafio da nossa “quarta nada super”

27 set 2025, 9:05 - atualizado em 24 set 2025, 10:49
A jornalista e escritora Miriam Leitão
O economista André Lara Resende (YouTube/Band TV)

Não é que havia muita expectativa, a última super quarta tinha lá uns otimistas (que se confirmaram) com a reunião do Fed, nos Estados Unidos, mas nas bandas de cá, a manutenção da taxa de juros em 15% era a bola da vez nas “copombets”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, estava às voltas com duas leituras que vão na direção dessa história, tentando explicá-la do ponto da teoria econômica e dos investimentos e do ponto de vista das pessoas físicas.

Em “Juros, moeda e ortodoxia”, o economista e ex-presidente do BNDES, André Lara Resende, fala justamente sobre a teoria do uso dos juros para controlar a inflação — o que vemos hoje no Brasil. E a coloca em xeque, numa reflexão técnica, mas bem real. 

Lara Resende, inclusive, apresenta contra-argumentos sobre o assunto que dizem que o efeito colateral dessa técnica pode ser mais danoso que benéfico. Não vou dar spoiler da conclusão a que chega o autor, mas se você o conhece, certamente sabe.

A saga contra a inflação

Do outro lado, a jornalista Miriam Leitão escreveu “Saga Brasileira”, um livro que, coincidentemente, cita muito Lara Resende e a criação do real, o combate à hiperinflação e, claro, os juros que vem a reboque.

O livro da Miriam é menos sobre investimentos e mais sobre o preço nas gôndolas. Reconstrói a partir de depoimentos, entrevistas e imagens a luta do Brasil pela estabilidade iniciada em 1994, depois de inflação de 40% ao mês pré-Real e os juros sempre em dois dígitos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A “interessância” dos dois livros se deu para mim porque essas duas leituras se cruzam e nos trazem um retrato do que é equilibrar inflação e juros ao mesmo tempo. Um olha para o macro, o outro para o micro. Um garante o pão do futuro, o outro o de hoje. 

Se você tiver tempo e interesse, recomendo ler ambos. É um bom jeito de se dar conta da complexidade de uma economia emergente e cheia de incertezas como a nossa. E entender o porquê a nossa quarta não teve nada de super.

Juros, moeda e ortodoxia
Autor: André Lara Resende
Editora: Companhia das Letras
Preço: R$ 65,38, na Amazon

Saga Brasileira
Autora: Miriam Leitão
Editora: Record
Preço: R$ 45 (na Amazon)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Head de Conteúdo do Market Makers
Leopoldo Rosa é head de Conteúdo do Market Makers. Jornalista com MBA em Mercado de Capitais pela UBS/B3 e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem passagens por Globo, CBN, CNN e Abril.
leopoldo.rosa@autor.www.moneytimes.com.br
Leopoldo Rosa é head de Conteúdo do Market Makers. Jornalista com MBA em Mercado de Capitais pela UBS/B3 e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem passagens por Globo, CBN, CNN e Abril.