Dólar sobe a R$ 5,32 com Powell, em dia de correção pós-Trump

O dólar fechou esta quarta-feira (24) em alta ante o real, acompanhando o avanço da moeda norte-americana no exterior, após declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.
A moeda norte-americana subiu 0,91%, R$ 5,3274, enquanto o DXY avançava 0,66% por volta das 17h.
Por trás do movimento está a avaliação de que Powell, em declarações feitas na terça-feira, adotou um tom cauteloso em relação a cortes de juros — ainda que o mercado siga precificando mais duas reduções da taxa de referência dos EUA este ano.
O mercado de câmbio no Brasil alinhou-se mais diretamente ao exterior, depois de na véspera ter subido com o elogio do presidente dos EUA, Donald Trump, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os líderes devem se encontrar na próxima semana.
Como a agenda de indicadores desta quarta-feira foi relativamente esvaziada, investidores também se posicionavam antes da divulgação do IPCA-15 de setembro e do Relatório de Política Monetária do Banco Central – ambos na manhã de quinta-feira. O relatório será seguido por entrevista coletiva do presidente do BC, Gabriel Galípolo.
Nos Estados Unidos sairão na quinta-feira dados de auxílio-desemprego e Produto Interno Bruto (PIB), entre outros.
*Com informações da Reuters