Dólar sobe a R$ 5,43, em dia de julgamento de Bolsonaro

O dólar subiu nesta terça-feira (9), em um dia em que agentes financeiros monitoraram a retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
No fechamento, a moeda norte-americana contra o real era negociada a R$ 5,4363, em alta de 0,35%. O DXY também avançou, 0,38%.
- CONFIRA: O programa Money Minds, do Money Times, traz entrevistas exclusivas com as mentes que ditam os rumos do mercado financeiro; assista aqui
Em Brasília, a Primeira Turma do STF retomou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado, com a leitura do voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, que rejeitou alegações de nulidade e preliminares apresentadas pelas defesas.
Ao começar a analisar o mérito da acusação, Moraes afirmou não haver dúvida de que houve uma tentativa de golpe de Estado no país e afirmou que o que discute no julgamento é a autoria desta tentativa. A leitura do voto segue em andamento.
Há preocupações no mercado acerca de eventuais retaliações do governo norte-americano do presidente Donald Trump ao desfecho do julgamento.
Por causa do processo contra Bolsonaro, os Estados Unidos impuseram sanções a Moraes no final de julho por considerá-lo um violador de direitos humanos. O presidente Donald Trump também citou o caso de Bolsonaro para impor tarifa comercial de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA.