Moedas

Dólar salta 1,2% e fecha perto de R$ 5,40, nos picos desde janeiro, com temor global de recessão

05 jul 2022, 17:27 - atualizado em 05 jul 2022, 17:41
Dólar
No fechamento, a cotação subiu 1,21%, a 5,3892 reais na venda, maior valor desde 28 de janeiro (5,3915 reais) (Imagem: Pixabay/Foto-Rabe)

O dólar deu um salto nesta terça-feira e fechou no maior patamar em mais de cinco meses, chegando a operar acima de 5,40 reais, catapultado pela busca por segurança que ditou alta generalizada da moeda no exterior em meio à intensificação de temores de recessão global.

Lá fora, um índice de dólar disparou a novas máximas em 20 anos, com o euro mergulhando a um piso desde 2002 e aproximando-se da paridade frente ao rival norte-americano.

As preocupações foram exacerbadas pelo aumento dos preços do gás natural e por dados que nesta terça-feira mostraram forte desaceleração no crescimento da atividade econômica no setor privado do bloco monetário em junho.

Na máxima do dia, o dólar spot foi a 5,405 reais, alta de 1,50% no dia, retomando o nível de 5,40 reais tocado pela última vez em 31 de janeiro.

No fechamento, a cotação subiu 1,21%, a 5,3892 reais na venda, maior valor desde 28 de janeiro (5,3915 reais). A moeda emendou a quarta alta consecutiva, período em que somou ganhos de 3,82%. A série positiva é a mais longa desde a sequência de sete pregões seguidos de valorização encerrada em 14 de junho.

O dólar à vista –que no ano chegou a acumular queda de 17,33% quando terminou em 4,6075 reais no dia 4 de abril– agora reduziu a baixa no período para 3,31%. O real, depois de meses no posto de divisa com melhor desempenho em 2022, desceu para a terceira posição.

Mesmo assim, a moeda brasileira figura na curta lista das que apreciam contra o dólar em 2022, composta ainda por rublo russo e sol peruano. Todos os demais 30 pares relevantes do dólar perdem terreno.

E o cenário de curto prazo para o dólar segue na direção de alta, segundo Nicole Kretzmann, economista-chefe da Upon Global Capital, que lembrou as divulgações da ata da última reunião de política monetária do banco central norte-americano (na quarta-feira) e do relatório mensal de empregos nos Estados Unidos fora do setor agrícola (“payroll”, na sexta).

“Porém, ainda que a ata venha mais ‘dovish’ (com menor indicação de alta forte dos juros) ou o ‘payroll’ decepcione, a narrativa predominante será de menor crescimento global, o que cria essa dinâmica de ‘flight to safety’ (busca por segurança) para o dólar, favorecendo a moeda norte-americana em relação às dos outros países”, disse.

Além das preocupações externas, temas idiossincráticos devem manter a taxa de câmbio sob atenção. “A elevação do risco fiscal… segue nos deixando menos construtivos para o real no curto prazo, que ainda deve seguir negociando consistentemente acima de 5,00 por dólar nos próximos meses”, disse o BTG Pactual em cenário de câmbio para julho.

(Atualizada às 17:40)

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.