Mercados

Dólar: Por que a moeda sobe nesta segunda-feira

02 maio 2022, 9:17 - atualizado em 02 maio 2022, 9:18
Dólar
Na semana, o dólar valorizou-se 2,85%, maior alta no período desde outubro do ano passado (Imagem: Pixabay/Engin_Akyurt)

O dólar (USDBLR) sobe na abertura do pregão desta segunda-feira (2), em um momento em que o mercado aguarda por decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos nesta semana. Por volta das 9h10, a moeda avançava 0,43%, a R$ 4,9931.

A divisa registrou oscilação positiva de 0,07% na sexta (29), a R$ 4,9435. Na semana passada, a moeda valorizou-se 2,85%, maior alta no período desde outubro do ano passado.

O dólar segue acima de sua média móvel de 50 dias, o que pode ser interpretado como sinal de força no curto prazo.

O que mexe com o dólar

Nesta segunda, a moeda em parte reflete a aversão internacional ao risco – o índice DXY avança 0,47% -, após a divulgação de indicadores europeus e chineses considerados ruins pelo mercado.

Na China, o PMI da indústria de abril medido pela Caixin/Markit caiu de 48,1 para 46,0, o mais baixo desde fevereiro/2020, acentuando a contração da atividade manufatureira no país. O PMI da indústria no mês oficial, medido pelo governo, recuou de 49,5 para 47,4, abaixo dos 48 previstos.

Na Zona do Euro, o PMI industrial caiu de 56,5 para 55,5, menor patamar em 15 meses. O número ficou acima dos 55,3 pontos estimados, e ainda é indicativo de expansão da atividade no bloco econômico.

Para o BB Investimentos, os ativos locais devem seguir sensíveis ao exterior, com os investidores adotando um viés mais cauteloso, à espera da reunião do Fomc, na quarta-feira, sem perder de vista as implicações do conflito na Ucrânia e os dados fracos da economia chinesa.

“No front interno, os agentes de mercado seguem em compasso de espera pela reunião do Copom onde se espera que o BC eleve a Selic para 12,75% ao ano, com destaque para a sinalização dos próximos passos do comitê”, diz.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar