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Dono do Daily Mail processa Google por monopólio de espaços para publicidade online

20 abr 2021, 15:12 - atualizado em 20 abr 2021, 15:12
Daily Mail
O Google classificou as alegações do processo como “sem mérito” e “imprecisas” (Imagem: REUTERS/Toby Melville)

O Daily Mail, dono do jornal MailOnline, abriu processo judicial contra o Google (GOOGL) nesta terça-feira, alegando que o poder da gigante das buscas na venda de publicidade online faz com que os jornais vejam pouco da receita que seu conteúdo produz.

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O processo federal contra o Google e sua empresa mãe, Alphabet, alega que o Google controla as ferramentas usadas para vender o inventário de anúncios, bem como o espaço nas páginas online dos jornais onde os anúncios podem ser colocados e a negociação que decide onde os anúncios serão expostos.

“A falta de competição pelo inventário dos editores deprime os preços e reduz a quantidade e a qualidade das notícias disponíveis para leitores, mas o Google sai na frente porque controla uma parcela crescente do espaço de anúncio que resta”, diz o processo.

A ação, movida pela empresa britânica no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Nova York, também diz que o Google “puniu” os portais que “não se submeteram às suas práticas”.

O Google classificou as alegações do processo como “sem mérito” e “imprecisas”.

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“O uso de nossas ferramentas de anúncios não influencia na classificação de um site no Google Search”, disse o Google em comunicado que afirma que os editores têm muitas opções para vender espaço publicitário. “O próprio Daily Mail autoriza dezenas de empresas de tecnologia de publicidade a vender e gerenciar seu espaço de publicidade, incluindo Amazon (AMZN), Verizon e muitas outras”, afirmou.

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A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
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