Mercados

Dow Jones atinge recorde histórico, chegando aos 40 mil pontos; O que explica a alta do índice?

17 maio 2024, 18:35 - atualizado em 17 maio 2024, 18:35
dow jones wall street
Dow Jones flerta com os 40 mil pontos, mas desliza em seguida (Imagem: Money Times/Marcela Malafaia)

O Dow Jones chegou aos 40 mil pontos pela primeira vez, nesta tarde (17). Em momentos emocionantes para o mercado, o índice deslizou abaixo do recorde. Contudo, ao final do dia, o Dow fechou em alta de 0,34% aos 40.003,59.

O Wall Street fechou o dia misto, com altas para Dow Jones e S&P 500, com 0,12%. Contudo, quem pesou foi a Nasdaq, que caiu 0,07%, aos 16.685,97 pontos.

O Dow Jones, popularmente conhecido como “The Dow”, é um dos índices de ações mais antigos e acompanhados do mundo. Com isso, ele representa um conjunto das 30 maiores empresas dos Estados Unidos de diversos setores.

Quando as empresas que participam do índice estão indo bem, o Dow sobe, demonstrando otimismo nos mercados. Se essas empresas enfrentam desafios, o índice pode cair, indicando possíveis problemas econômicos.

Dessa forma, o índice é visto como um termômetro para os investidores que desejam ingressar no mercado de ações estadunidense. Além disso, há a possibilidade de usar fundos de índices atrelados ao Dow, como forma de diversificar a carteira de investimentos.

Após isso, o número de pesquisas para “Dow Jones” disparou. De acordo com Nicholas Colas, cofundador da DataTrek Research, ao MarketWatch, o pico nas pesquisas ocorreu quando a Reserva Federal se preparava para lançar uma série de aumentos descomunais nas taxas de juro.

“À medida que as ações afundavam em meio aos crescentes temores de uma recessão, o público americano percebeu. Desde então, o interesse diminuiu mesmo quando as ações voltaram a atingir território recorde”, completou.

Visão positiva para os investidores

Além disso, Colas destacou que, na medida em que os americanos pensam que o mercado de ações é um sinal de saúde econômica geral, eles não enxergam uma possível mensagem otimista.

“A ideia de que os preços das ações são um mecanismo de transmissão entre mercados e consumidores parece funcionar em apenas uma direção.”

Entretanto, para os investidores, pode ter pouco a se retirar destes avanços em si. De acordo com Eric Freedman, diretor de investimentos do U.S. Bank Wealth Management, é mais nostálgico e simbólico do que significativo para um investidor profissional.

No início deste ano, o S&P 500 também atingiu um recorde, ultrapassando o patamar de 5 mil pela primeira vez. Apesar da relevância maior deste índice, os avanços históricos tendem a atrair menos atenção do que os de Dow Jones, uma vez que representa uma parcela muito maior do mercado de ações dos EUA para investimento.

Quais são as empresas do Dow Jones?

  1. Apple;
  2. Amgen;
  3. American Express;
  4. Boeing;
  5. Caterpillar;
  6. Salesforce;
  7. Cisco Systems;
  8. Chevron;
  9. Walt Disney Company;
  10. Dow Inc.;
  11. Goldman Sachs Group;
  12. Home Depot;
  13. Honeywell International;
  14. IBM;
  15. Intel;
  16. Johnson & Johnson;
  17. JP Morgan;
  18. Coca-Cola;
  19. McDonald’s;
  20. 3M;
  21. Merck & Company;
  22. Microsoft;
  23. Nike;
  24. Procter & Gamble Company;
  25. The Travelers Companies;
  26. UnitedHealth Group;
  27. Visa;
  28. Verizon Communications;
  29. Walgreens Boots Alliance;
  30. Walmart.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.