Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Drops do Mercado: A tônica da semana

02/05/2017 - 19:22

drops

William Alves é sócio na Valor Gestora de Recursos e escreve em seu blog Bugg

Cara como o tempo é relativo e efêmero…prega peças na gente….

Uma semana pode parecer uma eternidade e um ano “passa voando”! Já estamos em maio cara! 42% do ano já se foi! Mais um pouco e estamos vendo propaganda de natal na TV (para os que ainda assistem a aberta).

Digo isso porque olhei os gráficos abaixo, mas para dar um update do que ocorreu até então…e confesso que me peguei perguntando-me: porque aquela alta da segunda passada (24/04)? Cara foi uma semana atrás e demorei pra lembrar!

dropsdrops

A resposta é: VIVE LA FRANCE! 

Ok, isso é passado…hummmm…nem tanto…domingo que vem (07/05) será definitivamente definido o novo presidente francês aí sim estará definido…mas o que ajudou o mercado foi afastar o risco da Le Pen ganhar e isso gerar um reboliço na situação européia capaz de trazer certo pânico ao mercado.

Por ora…tudo trés bien e mercado foi a compra do risco. 

Aí teve outro fator para o otimismo e busca por risco, inclusive aqui na zona chamada Brasil. A resposta a meu ver, a fraqueza da economia americana ajudou a tornar mercados alternativos como o brasileiro mais interessantes. Sobre US eu comento nesse post:

EUA – MARIO PERDE O EFEITO DO COGUMELO…

Não a toa não só a bolsa brasileira, mas como também o mundo emergente percebeu uma melhora:

drops

Me pergunto, isso veio para ficar? Será que vem fluxo de novo para cá? 

Penso que o cenário macro está sim ajudando…nenhum desastre nas commodities…Europa crescendo e com riscos geopolíticos relativamente ok por hora…economia americana dando alguns sinais dúbios torna as coisas menos óbvias por lá, especialmente com os valuations já esticados…ou seja, basta não fazermos nenhuma cagada!  

Mas essa é uma assumption até presunçosa olhando nosso passado…rs

Já disse aqui que tudo passa pela previdência…mercado escolheu o tema do ano…não me culpe…é o que vai dar o tom…precisamos mostrar ao mundo e aos investidores que conseguiremos segurar esse carro desgovernado aí do gráfico abaixo:

drops

E a reforma da previdência junto com o limite do teto do gasto do governo (aprovado ano passado) são os pilares fundamentais para isso. Logo, penso que se aprovar, pode cantar:

“OOOOLHAAAA A EXPLOSÃO!” (mais uma do Mc Kevinho)

Afinal essa “novinha é terrorista, especialista…muito explosiva…não mexe com ela não”

Vide 2016 quando o Ibov “bateu no chão”…

Ahh mas e se for uma reforma meia boca??

Claro que bom não é…mas o governo já deu sinais que não vai ceder muito mais não…Até Rodrigo Maia já falou que não dá pra ceder mais…

drops

Então penso que mesmo aprovando uma reforma “meia-boca” nos 50% do projeto original, a novinha vai andar…dá aquela porrada e depois nego faz conta e vê que não é bem assim e que lá na frente vamos ter que discutir previdência de novo…mas aí será problema para o Dória resolver quando assumir a presidência (#oremos)…rs

O meu maior receio é a questão demorar e ficar se arrastando…inicialmente prevista para a primeira quinzena de maio, as coisas devem se arrastar e bicicleta que não pedala pode cair…ou ainda o cenário macro mudar….então maio é sim um mês decisivo…talvez o mais importante do ano!

Começamos a semana com boas notícias do front externo com as ADR’s performando bem, o minério dando um respiro que deve ajudar a Vale e o Pedro Parente falando em mais desinvestimentos na Petro…tudo isso é positivo para o Ibov.

drops

Só faço um contraponto, ou chamo atenção para uma coisa: os juros. Surpreenderam…com o aumento do risco pela não aprovação e também refletindo o cenário menos pujante para US (pela questão do diferencial de juros)….deu uma embicada no curto prazo…tendência não mudou a meu ver, mas saca só:

drops

Voltando ao IBOV, ou melhor, tão importante quanto o Ibov, tem sido o desempenho das small caps no ano, dá uma olhada:

drops

A meu ver só reforça uma visão construtiva/positiva com a melhora da economia interna. Isso porque as small caps são por definição empresas de menor porte…logo, em tese, não é uma regra, elas tendem a ter operações menos internacionalizadas e mais voltadas ao mercado interno. Logo, me parece bastante relevante o fato do mercado já estar embutindo nos preços dos ativos de menor porte essa esperada melhora e virada da economia brasileira!!

“OOOOLHAAAA A EXPLOSÃO!” (mais uma do Mc Kevinho)

Já comentei aqui, mas vai ter repost sim! Somos uma das economias que fará a maior inflexão em 2017…Vínhamos de 2 anos decrescendo quase 4%! Sair de -4% para +0,5% é relevante demais! BMI comenta isso nesse gráfico (ainda que não atualizado e mostrando um crescimento que não vai acontecer, a questão aqui é a inflexão…infelizmente não será pra 2%, mas ok…pelo menos 0,5%)

drops

Comentei isso aqui já sobre essa inflexão:

BRASIL – TIVE RAZÃO

Enfim, estamos no começo de um ciclo…ache o Brazil no gráfico abaixo e tu vais entender…

drops

“OOOOLHAAAA A EXPLOSÃO!” (mais uma do Mc Kevinho)

Afinal essa “novinha é terrorista, especialista…muito explosiva…não mexe com ela não”

Leia mais sobre:

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:04

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto