Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Drops do Mercado: A tônica da semana

19/06/2017 - 14:20

Will

William Alves é sócio na Valor Gestora de Recursos e escreve em seu blog Bugg

Vamo que vamo…Estou na Inglaterra e pasmem, tá calor pra caramba aqui…tipo 27 graus! A inglesada toda vermelha e reclamando do calor…sério mesmo…até eu estou surpreso…não esperava.

É tipo o calor que os touros (comprados) estão passando quando olham para o lado e veem um cara chamado CDI que segue avançando. Bolsa no ano acumula ~2% de alta…ou seja, era melhor ficar em casa com o $ rendendo o CDI e não ter que fritar um ovo! Ou nesse caso, fritar os miolos tentando achar retorno. Calor ta complicado, especialmente porque falta a visão além do alcance que só a espada justiceira de Thundera pode nos dar.

Comentei semana passada que a bolsa estava paradinha…paradinha a a a … tipo a música da Anitta (suspiros….mais suspiros com ela).

20170612 – TÔNICA DA SEMANA: Paradinha da Anitta

E não é que a bolsa ficou paradinha….0,9% de queda nessa semana que passou.

Will

Me perdoem se eu estiver sendo muito enviesado, mas sinceramente acho muito positivo! Com tudo que aconteceu, ou melhor, com a dificuldade de ver adiante e saber se reformas serão ou não aprovadas, ver a bolsa se mantendo é, na minha humilde opinião, algo positivo!!

Digo isso porque foi uma semana onde chegamos a tomar um susto com o VIX subindo…a especulada “bolha das techs” nos EUA rondando novamente o mercado….petróleo assustando e gerando certos efeitos nas commodities….isso sem falar no sempre presente risco político. E nossa bolsa? Paradinha! Não é positivo isso?? Só olhar para emergentes e ver que semana não foi boa para nosotros pobrecitos…

Will

ESPADA JUSTICEIRA DÊ-ME A VISÃO ALÉM DO ALCANCE!! 

Vou ser viesado aqui, mas penso que nossa bolsa segue tendo vetores positivos favoráveis:

(i) Juros em queda…simples assim! Impacto positivo sobre a alavancagem de muitas empresas que pagarão menos juros…com isso, talvez sobre algo para os acionistas (dividendos)

(ii) Retomada da economia é lenta e bem incerta…mas já parou de cair! É algo sim positivo! Junto a isso, o efeito de alavancagem operacional é estupendo em algumas empresas…dado que a base de comparação é fraca (2016), qualquer crescimentozinho de volumes pode repercutir em margens bem melhores.

(iii) Discussão mais saudável. Em toda a discussão atual, em nenhum momento se fala em guinada a esquerda ou retorno de uma “nova” matriz econômica…em nenhum momento se fala que não é necessário se fazer uma reforma da previdência…não se fala em usar reservas para estimular economia…ou seja, aquele cenário horroroso que vivemos até 2015 passou! Ok, que a velocidade da mudança não é a desejada, mas hoje, a meu ver, não se fala (na economia) em nada que piore o país! Nenhuma heterodoxia esdrúxula que destrua a economia desse gigante!

Que eu quero dizer com isso? É BAI MEU AMIGO! 

Melhor que tá dando para ajustar o múltiplo do Ibov e de outros ativos, deixando-os “baratos” relativamente. Não precisamos pagar 13x lucro como em janeiro (1 desvios acima da média)…podemos pagar 11,1x o que historicamente não é pechincha, mas é um preço bem decente!

Will

Aí tu vê papeis como Petrobras (a qual eu não sou fã) negociando a múltiplos que realmente chamam atenção…EV/Ebitda em 5x abaixo da linha do 1x desvio de sua média….talvez quando as notícias forem boas e o petróleo estiver subindo você vai ter que pagar mais caro para ter um pedacinho dela (#ficadica):

Will

Na parte MACRO, essa semana que passou tivemos o IBc-Br que a meu ver foi NOT BAD….(Peguei no twitter do @LucasGeneve  esses gráficos)

WillWill

Me parece ser uma evolução clara não? Ok, ainda negativo, mas é uma evolução. 

Marcos 16:17 nos ensina:

“Os sinais seguirão aos que crerem”

Eu creio!!

Veja que o licenciamento de caminhões foi positivo pela primeira vez em meses!! (Peguei isso no twitter do @apratesjr) 

Will

Enfim…o que consigo ver com minha espada justiceira é que há espaço sim para valorizações…que existem boas empresas e bons papeis (não necessariamente são os mesmos) e que se tivermos paciência, um dom divino, vamos chegar numa certa “terra prometida”. Amém! 

O que me dá um certo receio com esse cenário positivo, pasmem, é o que vem de fora. Isso porque tem uma torcida do Flamengo inteira tentando advinhar o topo do S&P e o fim desse extraordinário bull market que vem se alongando nos EUA…alguns advogam que quando cair o tombo será grande…não tem edge algum nisso, mas obviamente me chama atenção…dá uma olhada nesse gráfico que peguei no twitter do @Callum_Thomas:

Will

Tenso isso aqui…mas enfim….Como diria Warren Buffet, o objetivo não é ser inteligente…é ser consistente e tentar não ser estúpido como a grande maioria…rs

Pra essa semana o cenário segue incerto obviamente...pesquisa do Broad mostra o quão indefinido está o mercado:

Will

Agenda econômica não é das mais cheias.  Tem o relatório trimestral de inflação que deve seguir mostrando que tem uma avenida maior que a 9 de Julho em Buenos Aires para queda dos juros internamente!

Mas em compensação a agenda política parece carregadíssima! É um teste pra cardíaco!!

Tem depoimento de Joesley Batista e Eduardo Cunha…tem ainda o Janot preparando uma metralhadora de acusações contra o cobra Temer…obviamente Temer já tem respostas e seu contra-ataque e tals…enfim … essa sujeirada vai longe…é tipo quando tu vai limpar a caixa de gordura da pia da cozinha….tem tanta sujeira que não acaba mais…tenso!!

Mas sigo com minha espada justiceira buscando a visão além do alcance! 

Will

 

Leia mais sobre:

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:01

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto