Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Drops do Mercado: A tônica da semana

10/04/2017 - 15:13

William Alves é sócio na Valor Gestora de Recursos e escreve em seu blog Bugg

Drops

Bom mundo anda meio estranho…mas nada que aqui já não seja mais….hoje voltando da remada que fiz aqui na praia perto de casa, um maluco atravessa o sinal vermelho…quase mata uns 5 além de fazerem alguns carros frearem bruscamente…tudo porque o sujeito cagou para o sinal…ai ai papai…temos algumas guerras no Brasil…a do trânsito foi só uma…minha namorada inglesa fica abismada com as barbaridades que vê por aqui…rs…coitada bixinha não entendeu que isso aqui é selva!!

hehehe

Triste…na verdade…

Mas enfim…nos mercados as guerras sempre adicionam um componente de instabilidade…

Instabilidade = + risco = maior taxa de desconto = afeta pra baixo os preços de ativos

Reação na hora que acontece é imediata Petróleo, treasurie, S&P e ouro:

drops

Mas a reação dos mercados a toda esse potencial conflito está bem de boa até agora…então é só algo para deixar registrado.

Internamente temos vencido e com folga a guerra contra a inflação!

IBGE divulgou esse semana a inflação do mês de mar/17. O dado (0,25%) veio em linha com o que o mercado projetava (0,25%). Os destaques: (i) maior impacto estiveram concentrados no grupo de ‘habitação’ (por conta do aumento de energia elétrica) e ‘alimentação e bebidas’; (ii) menor impacto apareceram em transportes (especialmente por conta da gasolina).

dropsdrops

Nesse sentido é interessante notar que esse é um fenômeno curioso…inflação cedendo bem não só no Brasil, mas no BRIC! Dá uma olhada no gráfico da Capital Economics:

drops

Enfim…é o que sempre digo: NÃO SOMOS UMA ILHA!

Juros (foco da semana) 

Mas anyway o que nos interessa é que tem uma avenida maior que a 9 de julho lá em Buenos Aires (foto) para o BC baixar os juros aqui. Basta o presidente do BC  Ilan GolDOVISH resolver apertar o botão da queda de juros. 

drops

Reunião do Copom é essa semana…façam suas apostas!

Focus agora pela manhã só reforçou a ideia de que juros podem seguir o avenidão ladeira abaixo! IPCA pra esse foi reduzido pra 4,09% e pra 2018 abaixo do centro em 4,46%!! #MARRETA_ILAN

drops

Parece meio dado a queda de 1p.p….o o destaque mesmo deve ficar na sinalização (‘wording’) que teremos no comunicado.

No mais a atividade segue daquele jeito que o Focus vem projetando…crescimento vai ser menor que 0,5% esse ano…

Mas dados da Anfavea, na semana passada mostram uma recuperação evidente…..

drops

Na política o cobra Temer segue costurando e se esguiando por aqui e ali pra conseguir apoio pra reforma da previdência…seguimos de olho! Um no peixe e outro no gato (juros e política).

Voltando ao cenário internacional a chapa ta quente…

Além disso, vale trazer a memória que a pouco tempo atrás falávamos da dificuldade do Trump aprovar seus planos e reformas….lembram? Achei legal essa pesquisa que a Merril fez sobre quado o mercado espera que seja aprovada a Tax Reform dele…qualquer semelhança com a nossa Reforma da Previdência não é mera coincidência…rs…politics…politics…

drops

Principal ponto aqui é que essa dificuldade de aprovar sua reforma afeta a imagem do presidente que mostra falta de habilidade política em levar adiante suas propostas..isso acontece…problema é que Trump parece meio “brabinho” com isso e vai usar poder onde tem autonomia para tanto, ou seja, na geopolítica….fudeu!! Rs

Não obstante, a tax reform é deveras importante porque ela sustentava grande parte das estimativas de crescimento de lucro já embutidas nos preços das ações por lá….e se não vier? Sai de baixo! Dá uma olhada nesse gráfico do CS chamando atenção para o valuation esticado por lá…na verdade até a ata do FOMC comentou isso (postei no meio da semana: O porquê o mercado realizou na quarta)

drops

Em termos de agenda econômica:

Terça: índice Zew de expectativas econômicas na Alemanha e consequentemente no bloco; produção industrial na Europa; e dados de inflação a noite na China.

Quarta: é dia de futebol e de Brasil na tela! Vendas no varejo e o Copom ganham destaque; mas também temos dados do mercado de trabalho no UK e estoques de petróleo nos EUA.

Quinta: balança comercial na China o que sempre ajuda a fazer preço em commodities; confiança do consumidor e PPI nos EUA.

Sexta: Apesar de feriado aqui temos vendas no varejo e CPI nos EUA

Leia mais sobre:

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:05

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto