Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Drops do Mercado: BRF – Mr. Abílio inconformado com o franguinho

24/02/2017 - 17:28

William Alves é sócio na Valor Gestora de Recursos e escreve em seu blog Bugg

drops

Um gráfico explica o porquê o resultado foi tão feio. Margem Ebitda (proxy para geração de caixa) foi muito baixa voltando para patamares de 2012 ou ainda 2009.

drops

Uma das explicações foi isso aqui:  preço do frango abaixo de média histórica quando comparado ao custo de ração.

drops

Isso aliado a um dólar desvalorizado também ajudou a “atrapalhar”. Vide o gráfico de exportação de frangos que vem decepcionando.

drops

Outro ponto foi a estratégia da empresa de preservar Market share e volume que levou a uma maior agressividade em preço, o que por sua vez, penaliza margem.

A dúvida que se coloca é: até que ponto a margem alcançada no passado recente foi decorrente de boa gestão ou apenas resultado de um ciclo favorável?

drops

A notícia positiva a meu ver: 2017 se mostra mais positivo para grãos e como os produtores “puxaram o freio” na produção, isso tende a ajustar preço, ou seja, a tendência é de uma melhora nos preços de frango. Não obstante, ficou muito claro que eles entenderam que erraram e estão focados em consertar os erros.

Abílio ficou PUTO com o resultado…já na carta aos acionistas deixou bem claro:

“Ao mesmo tempo em que os resultados de curto prazo nos deixaram inconformados

Também pudera, o cara colocou uma grana preta na empresa!

Fato é que ano de 2017 se mostra mais positivo, mas ainda é cedo para confiar que empresa voltará a margens no mínimo históricas de 10%.

Valuation.

Ainda assim no patamar atual, abaixo de 40 fica tentador. Olhando múltiplos num contexto histórico, ela negocia a um P/E 2017E de 16,4x levemente abaixo da média histórica e um EV/Ebitda 2017E perto do low nos 8,8x . Os gráficos abaixo são do CS que tem uma visão diferente e foram os primeiros a rebaixar para Underperform…segundo CS o P/E é 27x e o EV/Ebitda é 10x, ou seja, nada atrativo.

A dúvida que fica é, qual margem usar….7% que foi atual, 10% histórica ou 17% como vinha sendo???

drops

BRFoods está no meio do caminho entre uma empresa de alimentos ou uma vendedora de carnes….resultado do 4T foi ruim até pra uma vendedora de carnes, logo, se tu não considerar que possa melhorar, ela tem que ajustar ainda mais pra baixo….mas com Abílio lá será que não vão conseguir voltar aos trilhos? Difícil dizer, mas inegável que ele foi um dos principais responsáveis por levar a margem dos 10% histórica para bater 20% no passado recente.

drops

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre:

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:07

Cotações Crypto
Pela Web