Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

É muito cedo para BCE reduzir as compras de títulos de emergência, diz Panetta

26/05/2021 - 9:38
“As condições que vemos hoje não justificam a redução do ritmo das compras, e uma discussão sobre a eliminação gradual do PEPP (Programa de Compras Emergenciais da Pandemia) ainda é claramente prematura”, disse Panetta (Imagem: REUTERS/Remo Casilli)

O Banco Central Europeu (BCE) não deve reduzir o ritmo das compras de títulos a partir do mês que vem, disse nesta quarta-feira Fabio Panetta, membro do conselho do BCE, juntando-se a um coro crescente de autoridades que pedem por um estímulo contínuo.

Com a recuperação agora bem encaminhada, aumenta a pressão sobre o BCE para reduzir suas medidas de emergência. Mas várias autoridades vêm sugerindo que qualquer redução na compra de ativos após a reunião de 10 de junho é altamente improvável.

“As condições que vemos hoje não justificam a redução do ritmo das compras, e uma discussão sobre a eliminação gradual do PEPP (Programa de Compras Emergenciais da Pandemia) ainda é claramente prematura”, disse Panetta ao Nikkei em uma entrevista.

“Na verdade, estamos vendo agora um novo aumento indesejável nos rendimentos depois da alta que observamos neste ano”, acrescentou, avisando que os rendimentos mais elevados e a apreciação do euro associada enfraquecem a inflação, contrariando os objetivos do BCE.

O presidente do banco central grego, Yannis Stournaras, fez um apelo semelhante na terça-feira, enquanto a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse na semana passada que qualquer conversa sobre a redução do estímulo era prematura.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 26/05/2021 - 9:38

Pela Web