Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

É risco ou oportunidade comprar dólar em queda?

06/07/2021 - 11:07

O dólar anda estressado e inconstante. Com a cotação bambeando, muitos interpretam como um mau sinal. No entanto, a moeda americana realmente está longe de possuir uma fórmula mágica para prever seu valor. Afinal, são muitos os fatores responsáveis por mexer com a sua cotação.

 

O analista Matheus Spiess, da Empiricus, deu uma aula explicando os 5 pontos que afetam o dólar: o câmbio de equilíbrio, risco país, força do dólar, força dos commodities e diferencial de juros.

 

O câmbio de equilíbrio é o ponto que existe para calcular o valor justo da moeda, ao comparar seu valor com o do país em questão. Já o risco país fala do famoso “Risco Brasil”, um fator que costuma pesar muito em grandes saltos e quedas da moeda. Temos um país instável e com preocupações fiscais.

 

A força do dólar é a questão da ‘potência’ do país. Quanto mais os EUA crescem e menos conseguem gastar, temos uma métrica melhor neste parâmetro. São forças opostas, e por isso, a cada grande fase do país (seja de guerras ou grande crescimento industrial), vemos uma desvalorização do dinheiro.

 

A força das commodities basicamente alterna de acordo com o ciclo destas mercadorias importantes para todos os países do globo. Quanto mais forte a época para as commodities, mais se valoriza o dólar.

 

Por último, temos o diferencial de juros. É a necessidade de um país pagar uma determinada taxa mais um seguro para ser interessante a ponto de segurar a moeda em seu território, assim mantendo o valor dela mais baixo. 

 

Analisando estes 5 fatores, significa que o dólar está em um momento ruim? É hora de vender as reservas? Segundo o analista, não. Para ele, é um excelente momento para adquirir a moeda.

 

Se você quiser saber mais, acompanhe a mini-aula que o Matheus Spiess, analista da Empiricus, preparou. É só dar o play aqui embaixo!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: ,

Última atualização por Giulia Arduin - 06/07/2021 - 11:07

Cotações Crypto
Pela Web