Futebol

EA Sports FC 24: Por que o novo FIFA não se chamará FIFA 24? Parceria chega ao fim após 30 anos

07 ago 2023, 12:18 - atualizado em 07 ago 2023, 12:18
FIFA EA Sports
O game de futebol mais popular do planeta tem um novo nome após a FIFA exigir US$ 300 milhões ao ano; jogo conta com 14 equipes brasileiras (Foto: EA/Divulgação)

No final do próximo mês, no dia 29 de setembro, está marcado o lançamento do EA Sports FC 24. O jogo é popularmente conhecido apenas como “FIFA”, sigla da Federação Internacional de Futebol, entidade máxima do futebol no mundo.

No entanto, o nome da Federação não estará no título deste ano. Em maio de 2022, a empresa norte-americana e a FIFA anunciaram o fim da parceria que começou em 1993 e dava nome a um dos games mais populares do mundo.

A EA Sports pagava US$ 150 milhões ao ano à FIFA, para assim, utilizar o nome da entidade como título do jogo.

No entanto, de acordo com reportagem do The New York Times, a FIFA exigiu uma nova verba de US$ 300 milhões ao ano, o dobro do acordado anteriormente, além de mudanças no contrato de exclusividade da companhia no jogo. 

Até então, a parceria com a EA Sports se tratava do maior acordo comercial da FIFA. 

Clubes brasileiros

Até o momento, a EA Sports confirmou a presença apenas dos clubes brasileiros que se classificaram para as edições de 2023 da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana.

Sendo assim, foram confirmados no jogo os seguintes clubes do Brasil:

  • Flamengo
  • Palmeiras
  • Atlético-MG
  • Corinthians
  • Internacional
  • Athletico-PR
  • Fluminense
  • Fortaleza
  • São Paulo
  • Botafogo
  • América-MG
  • Red Bull Bragantino
  • Goiás
  • Santos

Por fim, não há confirmação se os jogadores dos clubes brasileiros terão seus nomes e faces disponibilizadas no jogo. 

Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.