Internacional

Economia alemã deve crescer no 4° trimestre com estabilização dos negócios

25 out 2019, 9:30 - atualizado em 25 out 2019, 9:31
A potência econômica da Europa encolheu no segundo trimestre, e muitos economistas esperam que isso tenha se repetido no terceiro (Imagem: Pixabay)

O sentimento no setor empresarial da Alemanha se manteve estável em outubro, e a maior economia da Europa deve crescer moderadamente no último trimestre após ter sofrido contração anteriormente este ano, informou o instituto econômico Ifo nesta sexta-feira.

O Ifo afirmou que seu índice de clima dos negócios permaneceu inalterado em relação ao mês anterior em outubro, em 94,6. O resultado ficou um pouco acima da previsão de consenso, de 94,5.

“A economia alemã está se estabilizando”, disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, em comunicado.

A potência econômica da Europa encolheu no segundo trimestre, e muitos economistas esperam que isso tenha se repetido no terceiro. Isso colocaria a Alemanha em recessão – geralmente definida como um período de pelo menos dois trimestres consecutivos de contração.

Mas o economista do Ifo Klaus Wohlrabe disse à Reuters que “para o quarto trimestre, esperamos uma pequena expansão”.

Wohlrabe disse que a tendência de baixa da indústria alemã – fortemente exposta a flutuações no comércio global – parou por enquanto, mas acrescentou: “A incerteza decorrente do Brexit permanece alta.”

A economia dependente de exportação da Alemanha tem sofrido com um crescimento global mais lento e com a incerteza nos negócios causada pelas políticas comerciais ‘America First’ do presidente norte-americano, Donald Trump, e pela saída planejada, mas atrasada, do Reino Unido da União Europeia.

O índice do Ifo sobre as condições atuais caiu para 97,8 este mês, de 98,6 em setembro. Mas seu índice de expectativas subiu para 91,5, ante 90,9 na leitura anterior.

“Infelizmente, alívio não é o mesmo que recuperação”, disse Carsten Brzeski, economista do ING, sobre a estabilização da moral.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.