Economia dos EUA em risco: Tarifas de Trump provocarão forte desaceleração e elevam chance de recessão para 45%

A política tarifária agressiva promovida pelo presidente Donald Trump deverá provocar uma desaceleração significativa na economia dos Estados Unidos neste e no próximo ano. Segundo economistas consultados pela Reuters, a probabilidade de uma recessão nos próximos 12 meses está se aproximando de 50%.
A chance de uma recessão nos EUA subiu para 45% — a maior desde dezembro de 2023 — ante 25% no mês passado, conforme pesquisa realizada entre os dias 14 e 17 de abril pela agência de notícias.
Apesar da pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas sobre parceiros comerciais, a guerra comercial com a China continua prejudicando a confiança empresarial e o crescimento econômico norte-americano.
A maioria dos analistas tem elevado significativamente as expectativas de inflação, o que pode impedir o Federal Reserve de realizar mais de dois cortes na taxa de juros até o final do ano.
- VEJA MAIS: Os principais BDRs para investir agora – grandes bancos e corretoras selecionaram as ações internacionais favoritas para internacionalizar a carteira; veja de graça
As projeções de inflação, incluindo as do CPI, PCE e seus respectivos núcleos, foram revistas para cima, e todos os economistas esperam que elas permaneçam bem acima da meta de 2% do Fed até, pelo menos, 2027.
Com isso, 60% dos economistas preveem que o Fed manterá a taxa de juros na faixa de 4,25% a 4,50% até, pelo menos, julho de 2025. Embora não haja um consenso claro sobre o patamar da taxa ao final de 2025, cerca de dois terços dos economistas projetam que ela estará entre 3,75% e 4,00% ou mais.
As previsões para a economia dos EUA, que começou o ano com uma base sólida de crescimento, gastos do consumidor e contratações fortes, indicam uma expansão de apenas 1,4% em 2025. Isso representa uma desaceleração acentuada em relação aos 2,2% previstos no mês passado.
As perspectivas de crescimento para 2025 foram reduzidas em cerca de 80 pontos-base, em média, apenas no mês passado. Essa redução nas previsões foi a maior desde julho de 2022.
Para 2026, a previsão é de que a economia cresça 1,5%, abaixo dos 2,0% apontados na pesquisa de março.
A confiança das empresas também foi impactada. Os economistas apontam que as tarifas de Trump prejudicaram negativamente o ambiente de negócios, e quase metade dos 45 profissionais consultados afirmou que o impacto das tarifas foi muito negativo.
Além disso, preocupações semelhantes têm abalado a confiança nos ativos dos EUA, com muitos estrategistas, em pesquisas separadas da Reuters, expressando preocupações sobre a segurança dos Treasuries e do dólar.
- VEJA MAIS: Quer saber onde investir? Programa Money Picks mostra quais são as principais recomendações da semana de diferentes casas de análise, bancos e corretoras
*Com informações da Reuters