BusinessTimes

Edenred, dona da Ticket, entra no mercado de maquininhas no Brasil

05 jul 2022, 15:41 - atualizado em 05 jul 2022, 15:41
Mastercard Cartões
A Punto aceita pagamentos com as principais bandeiras do mercado local (Visa, Mastercard e Elo) e com as marcas da empresa (Imagem: Reuters/Thomas White)

A Edenred, dona das marcas Ticket, Ticket Log, Repom e Edenred Pay, está entrando no mercado de maquininhas no Brasil com a Punto, que aceita pagamentos com cartões e outros tipos de transação digital.

A marca operava em piloto desde abril do ano passado e já tem mais de 6 mil estabelecimentos cadastrados, e é vendida de forma opcional e independente às demais soluções da empresa.

A unidade será liderada por Cristiane Nogueira, que já foi diretora de produtos na SafraPay, vice-presidente de negócios e marketing e do comercial da GetNet (GETT11), e que teve uma consultoria voltada a empresas do setor.

A Punto aceita pagamentos com as principais bandeiras do mercado local (Visa, Mastercard e Elo) e com as marcas da empresa.

Além disso, opera com terminais inteligentes, que utilizam sistema Android, e pagamentos por aproximação e QR Code.

“O lançamento da Punto está alinhado ao plano estratégico da Edenred, chamado Next Frontier, que tem a inovação como pilar para expandir sua presença nas áreas em que suas marcas estão presentes e acelerar a inovação como fator de diferenciação e fonte de crescimento”, diz em nota Emmanuel Guinet, diretor-geral de adquirência da companhia para América Latina.

De acordo com a companhia, as maquininhas podem ser integradas aos sistemas operacionais dos lojistas, e há personalizações para atender aos estabelecimentos que utilizam outros serviços do grupo. Funções direcionadas aos parceiros da Ticket em benefícios também serão adicionadas.

A empresa desembarca no País em um momento desafiador. A alta da Selic tem pressionado as despesas financeiras do setor, que capta recursos no mercado para financiar seus produtos de prazo, como a antecipação de recebíveis aos lojistas.

Com isso, as empresas têm sido obrigadas a aumentar os preços que cobram nestes produtos e as taxas de desconto por transação, o que colocou, na prática, um fim à “guerra das maquininhas”.

Com a queda nas margens e fatores específicos, a ação da Stone recua 53% neste ano, e a da PagSeguro, 60%; a Getnet, que chegou à Bolsa em outubro do ano passado, após cisão do Santander Brasil, vai fechar capital.

A exceção é a líder Cielo, que tem o melhor desempenho do Ibovespa em 2022 ante a menor agressividade da concorrência, como mostrou o Broadcast na última sexta-feira.

A Edenred manifesta visão otimista sobre o negócio. Em nota, destaca que o mercado de cartões cresceu 33% no ano passado e 36% no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.