Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Eleições 2022: Lula tem 48% de intenções de voto e venceria no 1º turno, diz Datafolha

Márcio Juliboni
16/12/2021 - 18:58
Lula
Mais quatro anos? Lula não sente impacto da entrada de Sergio Moro na corrida presidencial (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Se a eleição presidencial fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria já no primeiro turno. É o que mostra a pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16), realizada com 3.666 entrevistados entre 13 e 16 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o UOL, portal de notícia do Grupo Folha, foram feitas duas simulações de primeiro turno. Na primeira, Lula aparece com 48% das intenções de voto, contra 22% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorrerá à reeleição. A porcentagem de brancos e nulos, nesta simulação, é de 8%. Já os indecisos somam 2%.

Cenário A
Intenção de voto Candidato Partido
48% Lula PT
22% Bolsonaro PL
9% Sergio Moro Podemos
7% Ciro Gomes PDT
4% João Doria PSDB
8% Brancos/nulos/nenhum
2% Não sabe
Fonte: Datafolha

Na segunda simulação, Lula tem 47% de intenções, Bolsonaro, 21%, e o ex-juiz Sergio Moro vem em terceiro, com 9%. Brancos e nulos somam 8%, e os indecisos são 2%.

Cenário B
Intenção de voto Candidato Partido
47% Lula PT
21% Bolsonaro PL
9% Sergio Moro Podemos
7% Ciro Gomes PDT
3% João Doria PSDB
1% Simone Tebet MDB
1% Rodrigo Pacheco PSD
0% Alessandro Vieira Cidadania
0% Aldo Rebelo Sem partido
0% Felipe D’Ávila Novo
8% Brancos/nulos/nenhum
2% Não sabe
Fonte: Datafolha

Para vencer a eleição no primeiro turno, Lula precisa reunir 50% mais 1 dos votos válidos, isto é, descontados os brancos e nulos. Assim, se a eleição fosse hoje, o petista reuniria entre 51% e 52% dos votos válidos.

Ainda segundo o UOL, o Datafolha mostra que a entrada de Moro na disputa retira votos de outros candidatos que tentam se viabilizar como a terceira via, isto é, uma alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro.

 

Última atualização por Márcio Juliboni - 16/12/2021 - 18:58

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto