Eleições 2022

Eleições 2022: Manutenção do Auxílio Brasil, defesa da liberdade e estímulo à mineração são promessas de Bolsonaro

29 set 2022, 15:35 - atualizado em 29 set 2022, 15:35
Eleições 2022 Jair Bolsonaro
Plano de governo de Jair Bolsonaro (PL) coloca a manutenção do valor de R$ 600 para o Auxilio Brasil, a partir de janeiro de 2023 (Imagem: Flickr/Isac Nóbrega/PR)

A corrida eleitoral entrou na reta final, e os candidatos à presidência da República intensificam suas campanhas. Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) destaca, em seu plano de governo, a defesa da liberdade econômica, religiosa, de expressão e do uso responsável dos recursos naturais.

O atual chefe do executivo ainda promete trabalhar para gerar empregos por meio de estímulos ao empreendedorismo, mas sem abrir mão de auxílios aos mais pobres.

Confira os destaques do plano de governo de Bolsonaro abaixo:

Emprego

Na área de emprego e geração de renda, o programa de governo de Bolsonaro prevê o estímulo ao empreendedorismo com políticas públicas e ações de financiamento. O documento ainda aponta para o avanço na agenda de empregabilidade de jovens e mulheres.

A criação de políticas para a formalização dos trabalhadores informais é outro ponto abordado pelo programa de Bolsonaro, assim como o fortalecimento da educação profissional e tecnológica e a educação superior.

O documento também cita o estímulo à mineração a fim de atingir “o desejado desenvolvimento socioeconômico e a proteção do patrimônio ambiental, binômio que representa o desenvolvimento sustentável”.

Educação

Na educação, o plano de governo do atual presidente aponta para a continuidade de ações voltadas para melhorar a posição do Brasil em rankings de avaliação de ensino, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

O reforço de ações de promoção das políticas de formação e valorização dos professores, fortalecendo os planos de carreira e remuneração e melhorando as condições de trabalho e saúde, é outro destaque do documento.

Além disso, o plano de governo prevê, a partir de 2023, a definição de uma política pública voltada para a formação em todas as faixas etárias, contemplando inclusive a educação especial e a educação de jovens e adultos.

Segurança Pública

Na área da Segurança Pública, o programa de Bolsonaro prevê o fortalecimento de ações no combate ao crime organizado e outras ameaças a segurança e defesa nacionais, assim como a continuidade de investimentos em órgãos de Segurança Pública e nas Forças Armadas.

O combate à corrupção é outro ponto abordado no plano de governo de Bolsonaro. No documento, há menção a ampliação e consolidação de políticas existentes, assim como a criação de novas estruturas de controle interno.

Além disso, o programa promete perseguir a aprovação do projeto de lei sobre o excludente de ilicitude para, segundo o texto, maior proteção do profissional da segurança pública e das Forças Armadas em operações.

Saúde

No campo da saúde, o documento prevê o aprimoramento da gestão do SUS, ampliando e melhorando a articulação entre os setores público e privado mediante o aperfeiçoamento dos mecanismos de regulação. Outro ponto abordado pelo documento é a ampliação da oferta de serviços no campo das doenças oncológicas.

Social

Na área social, o plano de governo coloca a manutenção do valor de R$ 600 para o Auxilio Brasil, a partir de janeiro de 2023, como um dos compromissos prioritários da gestão atual em caso de reeleição.

Além disso, o documento promete criar condições para levar a conectividade 5G a todos os 5.570 municípios brasileiros, propiciando benefícios para a saúde, educação, segurança pública, indústria e agropecuária.

Confira o plano de governo de Bolsonaro na íntegra:

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.