Eleições

Eleições 2022 Rio de Janeiro: Veja os nomes e números dos candidatos ao governo e ao senado

29 set 2022, 15:28 - atualizado em 30 set 2022, 10:19
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O primeiro turno das eleições acontece neste domingo, dia 2 de outubro. Desta vez, os brasileiros votam para presidente da República, governadores dos 26 Estados e Distrito Federal, além de senadores, deputados federais e deputados estaduais.

No Rio de Janeiro, nove candidatos concorrem ao cargo de governador, e 13 ao senado do Estado.

Petrobras (PETR3) e Banco do Brasil (BBAS3) estão em risco? Uma das principais preocupações do mercado com empresas estatais listadas na Bolsa é a volatilidade que pode mexer com os papéis em época de eleição. Saiba o que pode acontecer com elas no curto prazo de acordo com os analistas. Libere o conteúdo gratuito e completo neste link 

Veja os candidatos ao governo do Rio de Janeiro

Cláudio Castro (PL)

Claudio Castro

Cláudio Castro (PL) assumiu o cargo de governador em 2021 com a saída de Witzel. Começou como chefe de gabinete do vereador Marcio Pacheco em 2004, passando a assessor na Alerj e, depois, em Brasília. Foi vereador do Rio de Janeiro em 2016 e vice-governador em 2018.

Cyro Garcia (PSTU)

Cyro Garcia (PSTU) é ex-deputado federal e doutor em história, chegou a participar das fundações do PT e da CUT. O candidato também presidiu o Sindicato dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro.

Eduardo Serra (PCB)

Eduardo Serra (PCB) é professor e leciona na Escola Politécnica e no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Juliete Panoja (UP)

Juliete Panoja (UP) é educadora e trabalha em movimentos de bairros, vilas e favelas. Panoja é a candidata do Unidade Popular ao governo do Rio.

Luiz Eugênio (PCO)

Luiz Eugênio Honorato (PCO), nascido em Volta Redonda, é metalúrgico aposentado da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e concorre ao governo do Rio pelo PCO.

Marcelo Freixo (PSB)

Marcelo Freixo (PSB), professor, entrou na carreia pública em 2007 quando foi eleito deputado estadual, cargo que ocupou até 2018 quando passou para deputado federal. Foi candidato a prefeitura da capital em 201e e 2016.

Paulo Ganime (Novo)

Paulo Ganime

Paulo Ganime (Novo) é líder do partido na Câmara dos Deputados e foi escolhido como candidato pela legenda. Ganime é formado em Engenharia de Produção e  está no primeiro mandato.

Rodrigo Neves (PDT)

Rodrigo Neves (PDT) é ex-prefeito de Niterói. O candidato foi vereador da cidade e deputado estadual antes de se tornar prefeito em 2013, reeleito em 2016.

  • Petrobras (PETR3) e Banco do Brasil (BBAS3) estão em risco? Uma das principais preocupações do mercado com empresas estatais listadas na Bolsa é a volatilidade que pode mexer com os papéis em época de eleição. Saiba o que pode acontecer com elas no curto prazo de acordo com os analistas. Libere o conteúdo gratuito e completo neste link 

Wilson Witzel (PMB)

Wilson Witzel

Wilson Witzel (PMB), ex-governador, foi afastado do cargo em 2021 e tenta voltar a ocupar a cadeira. O candidato é juiz federal e estrou em eleições em 2018 quando foi eleito governador.

Veja os candidatos ao senado

Alessandro Molon (PSB)

Alessandro Molon (PSB), professor e radialista, é atual deputado federal. Molon foi candidato à prefeitura do Rio em 2008 e 2016.

André Ceciliano (PT)

André Ceciliano (PT) é deputado estadual com mandatos consecutivos desde 2011. Além disso, foi prefeito de Paracambi, na Região Metropolitana da capital fluminense.

Antonio Hermano (PCO)

Antonio Hermano (PCO), 67 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e é o candidato do PCO a senador no Estado.

Bárbara Sinedino (PSTU)

Bárbara Sinedino (PSTU) professora e dirigente sindical concorre à vaga no Senado pelo PSTU.

Cabo Daciolo (PDT)

Cabo Daciolo (PDT) é ex-sargento do Corpo de Bombeiros, foi líder das manifestações dos bombeiros no Rio de Janeiro em 2011 e desde então se tornou atuante na política. Ex-deputado federal pelo PSOL, Daciolo participou da disputa à Presidência em 2018.

Clarissa Garotinho (União Brasil)

Clarissa Garotinho (União Brasil) é deputada federal e filha dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho. Clarissa foi vereadora e deputada estadual e candidata a vice-prefeita do Rio em chapa com Rodrigo Maia.

Hiran Roedel (PCB)

Hiran Roedel (PCB), natural do Rio de Janeiro (RJ), é formado em História pela UFRJ e atua na base do Sindicato dos Professores de escolas privadas (Sinpro-RJ). Entrou para a política no movimento sindical bancário, em 1982. Roedel também foi candidato a vereador da capital fluminense em 2012.

Daniel Silveira (PTB)

Daniel Silveira (PTB), é deputado federal e policial militar. Fez sua estreia nas eleições de 2018.

Marcelo Itagiba (Avante)

Marcelo Itagiba (Avante) é ex-deputado federal e ex-superintendente da PF no Rio de Janeiro. O candidato tenta a vaga no senado pelo Avante.

Prof. Helvio Costa (DC)

Prof. Helvio Costa (DC), de 50 anos, é contador e natural de Niterói (RJ). Costa é candidato a senador no Rio de Janeiro pelo Democracia Cristã.

Raul Bittencourt (UP)

Raul Bittencourt (UP), de 46 anos, é formado em Direito. O candidato é servidor do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e diretor licenciado do Sindicato dos servidores federais dos municípios do Rio de Janeiro (Sindsep-RJ). Em 2020, foi candidato a vereador pela cidade do Rio de Janeiro pelo UP.

Romário (PL)

Romário (PL) é candidato à reeleição para cargo de senador. Popular como ídolo do futebol, ele trocou o Podemos pelo PL antes da chegada de Bolsonaro e do governador Cláudio Castro. Romário foi eleito deputado federal em 2010 e assumiu como senador quatro anos depois. Em 2018, perdeu a disputa para o governo do Estado.

Sued Haidar (PMB)

Sued Haidar (PMB) é presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB) e, nas eleições de 2018, concorreu a deputada federal. Em 2020, foi candidata a prefeita da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

  • Petrobras (PETR3) e Banco do Brasil (BBAS3) estão em risco? Uma das principais preocupações do mercado com empresas estatais listadas na Bolsa é a volatilidade que pode mexer com os papéis em época de eleição. Saiba o que pode acontecer com elas no curto prazo de acordo com os analistas. Libere o conteúdo gratuito e completo neste link 

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin