Eleições 2026

Eleições 2026: quando devem sair as próximas pesquisas de intenção de votos

24 fev 2026, 18:19 - atualizado em 24 fev 2026, 18:19
Urna eleições 2022

Nesta quarta-feira (25), deve ser divulgada uma nova pesquisa AtlasIntel/Bloomberg dando o tom sobre a corrida presidencial, de olho nas eleições de outubro. E não para por aí: as próximas semanas devem ter a divulgação de várias pesquisas de intenção de votos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira o cronograma:

  • AtlasIntel / Bloomberg: Divulgação em 25/02.
  • CNT / MDA: Previsão de entrega em 26/02.
  • Paraná Pesquisas: Dados registrados para 28/02.
  • Meio / Ideia: Expectativa para o início de março (03 ou 04/03).
  • Genial / Quaest: Rodada prevista para a segunda quinzena de março.

Para as legendas, esses dados funcionam como a fundação para o planejamento tático que será executado até a abertura das urnas em outubro.

Dados mostram o caminho

Os primeiros levantamentos do ano confirmam um cenário que o mercado político já previa: a polarização entre os dois campos tradicionais permanece enraizada na disputa pela Presidência da República.

As aferições mais recentes de institutos como Datafolha e Quaest apontaram um cenário de dificuldades para a chamada “terceira via”, que ainda não conseguiu romper o teto de um dígito nas intenções de voto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, os polos à direita e à esquerda demonstram resiliência, mantendo suas bases de apoio consolidadas.

Um indicador que preocupa os estrategistas de campanha não é a preferência do eleitor, mas o índice de rejeição — hoje, o principal limitador para qualquer expansão de desempenho entre os postulantes ao cargo.

A resiliência de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sustenta o favoritismo, conforme apontado pelos números de janeiro da Quaest e da AtlasIntel. Em diversos cenários de simulação, o atual ocupante do Planalto mantém estabilidade numérica, posicionando-se à frente dos demais adversários.

O ponto de atenção para o governo, contudo, é a curva de desaprovação. A rejeição ao chefe de Estado apresentou alta, atingindo 53%, contra 38% de aprovação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para analistas políticos, o movimento reflete um esfriamento do entusiasmo popular: em outubro, a margem era consideravelmente mais estreita, com 48% de desaprovação e 46% de aprovação.

A subida de Flávio Bolsonaro

Com as “chancelas” de Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL) consolida-se como o herdeiro direto do capital político da oposição. O parlamentar tem operado nos bastidores para se apresentar como uma alternativa que mantém o DNA conservador, mas com uma roupagem mais moderada na interlocução.

“Sou o Bolsonaro mais equilibrado”, afirmou o senador, em participação recente no Flow Podcast, evidenciando sua estratégia de atrair o eleitor de centro sem perder o núcleo duro do bolsonarismo.

O “Centro” em compasso de espera

As articulações de Gilberto Kassab (PSD) ainda não encontraram eco nas ruas. Os governadores Ratinho Júnior (PR), Ronaldo Caiado (GO) e Eduardo Leite (RS) enfrentam o desafio de nacionalizar suas imagens e romper as fronteiras de seus estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A dificuldade em “furar a bolha” regional também é sentida por Romeu Zema (Novo-MG). O governador mineiro, outrora visto como uma promessa de renovação da direita, ainda não converteu sua gestão em Minas Gerais em musculatura eleitoral competitiva nos cenários nacionais.

* Sob supervisão de Maria Carolina Abe

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Matheus Marques é estudante de jornalismo no IESB. Ele atua como estagiário em um núcleo de conteúdo mantido pelo Money Times, em Brasília (DF), em parceria com outros veículos de informação.
Matheus Marques é estudante de jornalismo no IESB. Ele atua como estagiário em um núcleo de conteúdo mantido pelo Money Times, em Brasília (DF), em parceria com outros veículos de informação.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar